mammanifesto

 

Em novembro, o Museu de Arte Moderna da Bahia oferece ao público atividades e encontros especiais no calendário comemorativo do programa MAM Manifesto. Com uma política de tornar evidente o pensamento do museu, aumentando seu alcance e expondo a reflexão em um espaço de discussão pública o MAM-BA realizou ao longo do ano, e realiza especialmente durante o mês de seu aniversário de 50 anos da mudança para o Solar do Unhão, leituras públicas, debates e uma série intercâmbios que ganham força e outras possibilidades com as novas publicações do museu e ações educativas em uma programação especial.

A programação do MAM Manifesto inclui leitura de manifestos artísticos por convidados, encontros de cozinha relacional, atividades educativas, o lançamento da revista Contorno e a excitante Noite do Oráculo. A ideia central que guia o projeto é fazer circular as ideias e cuidar para que elas se relacionem plenamente com o lugar e o tempo, pensando o museu não através de seu aspecto físico, mas imaterial – como uma microutopia que se manifesta através das suas diversas ações.

No dia 29 de novembro, no encerramento, o MAM-BA recebe a Escola da Dança da UFBA para uma apresentação especial. Já, o lançamento da revista contorno, publicação bilíngue do MAM-BA, acontece na noite de 8 de novembro, simultaneamente ao evento que dá nome ao projeto. Nessa noite, os convidados – os diretores Márcio Meirelles e Fernando Guerreiro e o ator transformista Mitta Lux – realizam leituras públicas de manifestos seminais para a história da cultura brasileira. 

Depois de pesquisar sua história, o museu cria agora uma plataforma para a sua própria narrativa, processos, documentação e pensamento, através da revista Contorno e do Panfleto Sanitário. Segundo seus realizadores, a Revista Contorno é uma janela para observar as ideias, os sentimentos, os autores e os demais elementos que se articulam para criar uma política do museu, com suas escolhas por determinados artistas e seu entendimento dos espaços presentes nas atividades do MAMBA e da Bienal: “Estamos construindo ferramentas para ampliar nossas possibilidades, novas peças para um programa que supõe o museu como um centro de pesquisa e de diferentes conhecimentos que surgem a partir de encontros e de ações desse tipo”, explica o diretor do museu, Marcelo Rezende.

Veja programação completa do MAM Manifesto!

PROGRAMAÇÃO MAM MANIFESTO

 NOITE DO ORÁCULO + LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO PANFLETO SANITÁRIO

Evento aberto ao público, no qual o artista convidado Arthur Scovino e um representante do museu recebem uma pessoa sorteada para eles conversarem sobre um questionamento proposto pelo convidado. Na mesma noite, haverá o lançamento do segundo número do Panfleto Sanitário – publicação colada em banheiros e murais informativos da cidade, tratando de temas importantes para o cenário das artes e para a 3ª Bienal da Bahia, que acontece em 2014.
Onde: Casarão do MAM-BA
Quando: 01/11 (sexta-feira)
Horário: 19h

MUTIRÃO DAS PEDRAS
Ação da Associação dos Moradores do Solar do Unhão, realizada com o apoio do MAM-BA, para a retirada das pedras trazidas pela maré para a praia da comunidade, prevendo a revitalização do espaço.
Onde: Solar do Unhão
Quando: 02/11 (sábado)
Horário: Concentração às 8h

MAM MANIFESTO + LANÇAMENTO DA REVISTA CONTORNO + OSBA
Artistas convidados realizam leituras públicas de manifestos artísticos de grande relevância para a história da cultura brasileira. No mesmo dia, o MAM-BA lança a primeira edição da Revista Contorno e recebe a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Convidados:
Fernando Guerreiro – Manifesto Antropofágico
Mitta Lux – Manifesto do Rio Negro
Márcio Meirelles – Manifesto Pau Brasil
Onde: Casarão do MAM-BA
Quando: 08/11 (sexta-feira)
Horário: 19h

MAM SAFÁRI
No dia em que o MAM-BA comemora seu aniversário de 50 anos de mudança para o Solar do Unhão, o MAM Safári dá continuidade ao processo de expansão do museu para além de seus limites físicos. O projeto apresenta atividades que exploram questões do ambiente através de oficinas, seminários e visitas mediadas.

- MAM Safári nas Oficinas
Exposição de peças produzidas nas oficinas do MAM-BA, organizada pela professora Marlice Almeida. Apresentando peças com temas de fauna e flora, prevê acompanhamento e visitas mediadas voltadas para crianças e pessoas com deficiência visual, que se estendem também para o ambiente do sítio arquitetônico do Solar do Unhão, levando em consideração seus aspectos arquitetônicos e sua biodiversidade.
Onde: Galpão das Oficinas do MAM-BA
Quando: 03, 10, 17 e 24 de novembro (aos domingos)
Horários:
Para crianças: das 10h às 12h (com oficina de aquarela ministrada por Ana Rachel Schimiti), e das 15h às 17h (com atividades do Pinte no MAM edição especial “É o Bicho!”, com Maninho Abreu)
Para pessoas com deficiência: Das 13h30 às 14h30 (com mediador Juniro Almeida)

MAM Safári no Zoológico
Atividade de Desenho de Observação no Parque Zoo Botânico de Salvador com a professora Olga Gómez.  Aberta ao público
Onde: Setor das Aves
Quando: 03, 10, 17 e 24 de novembro (aos domingos)
Horário: das 8h30 às 12h30
Materiais necessários (fundamentais para a realização da atividade): 
Lápis 6B
Papel Canson / Apoio de prancheta para desenho
Levar: água e lanche

HISTÓRIAS DO SOLAR

- Para crianças: Atividade de contação de histórias realizada pela professora e mediadora cultural Roseli Costa.
Onde: Casarão do MAM-BA
Quando: 03/11 (domingo)
Horário: 14h

- Para adultos: Atividade de contação de histórias realizada pelos mediadores Luis Augusto Gonçalves e Sandro Mattos.
Onde: Casarão do MAM-BA
Quando: 03/11 (domingo)
Horário: 16h

COZINHA RELACIONAL + LANÇAMENTO DE CARTÕES POSTAIS EM HOMENAGEM A LINA BO BARDI + BOTTON “REPÚBLICA POPULAR DO MAM” + KARAOKÊ D’OR
Encontro com o artista Maxim Malhado, que promove a atividade de cozinha relacional, na qual os visitantes observam o espaço do museu e conversam durante a preparação do mingau, tradicionalmente feito pelo artista + Lançamento dos bottons (broches), peças dedicadas à primeira diretora do MAM-BA, Lina Bo Bardi. O Karaokê D’Or, instalação realizada pelo artista e curador Orlando Maneschy, completa o evento oferecendo ao público um espaço para a livre expressão e muita música!
Onde: Casarão do MAM-BA
Quando: 17/11 (domingo)
Horário: A partir das 16h

MAM DISCUTE SISTEMA E CIRCUITO DAS ARTES
O projeto abre espaço para a discussão sobre o mercado e as formas de circulação, exposição e comercialização de arte em contextos locais e globais e, nesta edição especial, recebe a curadora da Bienal de Arquitetura de São Paulo, Lígia Nobre, para discutir a construção de sistemas fora dos circuitos tradicionais da arte.

Em Cachoeira
Convidados: Lígia Nobre e Juraci Dórea
Onde: Auditório Hansen
Quando: 21/11 (quinta-feira)
Horário: das 17h às 19h

Em Salvador
Convidados: Lígia Nobre e MUSAS (Museu de Street Art de Salvador)
Onde: Auditório da Escola de Administração da UFBA
Quando: 22/11 (sexta-feira)
Horário: das 17h às 19h

MAM DISCUTE BIENAL
Projeto promove encontros com o objetivo de apresentar modelos e criar um espaço para discussão a 3ª Bienal da Bahia, que acontece em 2014.Encontro recebe o artista e diretor de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Marcondes Dourado, que vai ministrar o debate sobre o tema “Como entrar em contato?”.
Onde: Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública do Estado da Bahia)
Quando: 29/11 (sexta-feira)
Horário: 9h

- ESPETÁCULO CABAÇA
O Casarão do MAM-BA recebe a apresentação de Cabaça: homenagem a Walter Smetak, do Grupo de Dança Contemporânea da Ufba. Além de uma celebração etnomusical, o espetáculo celebra os 100 anos do compositor suíço.
Onde: Casarão do MAM-BA
Quando: 29/11 (sexta-feira)
Horário: 17h