Evento recebe profissionais da área para debater questões relacionadas à prática do fotojornalismo

Convidados para a segunda edição do Em Foco

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) realiza nesta quinta-feira, 7, às 19h, a segunda edição do projeto Em Foco: Processos Criativos e Técnicas de Fotografia, que acontece no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados em debater questões relacionadas à prática do fotojornalismo.

O encontro será mediado pelo professor e coordenador do Labfoto/Ufba, Rodrigo Rossoni, e contará com a participação de João Alvarez, Shirley Stolze e Marco Aurélio Martins, profissionais experientes do fotojornalismo baiano, que vão discutir temas como mercado profissional, apresentar seus trabalhos e aspectos técnicos de sua execução, em um formato aberto à participação do público.

Em Foco: Processos Criativos e Técnicas de Fotografia foi criado com o objetivo de promover debates acerca das questões presentes na sociedade contemporânea e sua relação com a fotografia, além da reflexão sobre a produção fotográfica na Bahia, desde o processo criativo até as técnicas necessárias para a sua realização. O primeiro encontro aconteceu no mês de setembro e tem realização do MAM-BA emparceria com o Labfoto/Ufba.

Paralelamente ao evento, o museu dá continuidade à oficina de fotografia ministrada por Rafael Martins, que acontece até 13 de novembro, na Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb), localizada na Biblioteca Pública do Estado (Barris).

 

Saiba mais sobre os palestrantes:

Rodrigo Rossoni é professor adjunto na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), atuando no campo do fotojornalismo e teorias da imagem, e é coordenador do Laboratório de Fotografia da faculdade (Labfoto). Atuou como repórter fotográfico em jornais como A Gazeta, Notícia Agora e Gazeta Mercantil, entre os anos 1998 e 2006.

João Alvarez é jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia. Começou como fotojornalista em1999 e já acompanhou o dia a dia das redações dos jornais Gazeta Mercantil, Correio e A Tarde. Em 2004, foi finalista do Joop Swart Masterclass – programa de treinamento para jovens talentos oferecido pela World Press Photo Foundation. Enquanto vivia na Espanha, foi premiado no concurso internacional Sonimag Foto, apresentando uma reportagem fotográfica sobre os romeiros da cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Ao retornar ao Brasil, cobriu campanhas políticas e colaborou com veículos de comunicação de todo o país. Entre 2011 e 2013 foi editor de fotografia da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Atualmente, divide as atividades de fotógrafo independente e de professor de fotografia.

Shirley Stolze é formada em Artes Plásticas e iniciou sua carreira como repórter fotográfica no jornal Correio da Bahia, em 1989. Trabalhou para empresas como Link Comunicação e Propaganda, Jornal A Tarde, Jornal Bahia Hoje, Telemar, Liceu de Artes e Ofícios, TV Bahia, Shopping Barra e Coelba, além de ter participado de campanhas políticas. O trabalho de repórter fotográfico lhe rendeu o Prêmio ABI (Associação Baiana de Imprensa) de 1991 e 1993. Também participou de inúmeras exposições, entre elas o Primeiro Salão de Artes Plásticas (1987), a II Bienal do Recôncavo (1993), o II Salão Nacional de Arte Fotográfica da Bahia (1995), Bahia à Paris – L’art d’aujourd’hui (1998). 

Marco Aurélio Martins é antropólogo formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, que pesquisa Antropologia Visual. Foi professor de fotografia de universidades em Salvador e é repórter fotográfico do Jornal A Tarde. Marco Aurélio já trabalhou para os principais jornais e revistas do país, como a Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, revistas Marie Claire, Raça, Forbes, Isto É e Veja. Também foi repórter fotográfico no Jornal da Bahia, Correio da Bahia e Bahia Hoje. Já foi agraciado sete vezes com o prêmio mensal de melhor foto diária e uma vez com o prêmio anual de melhor foto publicada pela Associação Baiana de Imprensa.

 

Em Foco: Processos Criativos e Técnicas em Fotografia
Quando: 7 de novembro (quinta-feira), às 19h
Onde: Auditório da Escola de Administração da UFBA
Gratuito
Informações: 3117-6141