Pensando nos possíveis lugares das artes na Bahia, no Brasil e em um contexto global, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) retoma na próxima semana as discussões sobre o Sistema e Circuito das Artes, trazendo para a comunidade diálogos com curadores, gestores, artistas, professores e com a sociedade civil.

Nos dias 21 e 22 de novembro, das 17h às 19h, uma edição especial do projeto MAM Discute Sistema e Circuito das Artes abre espaço para o debate sobre o mercado e as formas de circulação, exposição e comercialização de arte. Guiados pelos temas Bienal e Bienais e Projeto EXO – Arte e Circuito Alternativos, os respectivos encontros acontecem na cidade de Cachoeira (21 de novembro) e em Salvador (22 de novembro).

Com mediação do diretor do MAM-BA, Marcelo Rezende, o projeto tem a proposta de reunir profissionais das mais diversas áreas para dialogar sobre as produções artísticas, a fim de elucidar os modos de funcionamento do mercado de arte, sua logística e sistemas. Para Marcelo Rezende, o projeto abre espaço para a discussão sobre o mercado e as formas de circulação, exposição e comercialização de arte em contextos locais e globais. “A ideia é, de fato, ter uma conversa pública para entender melhor o circuito das artes na Bahia e também a reivindicação de que ele não existe”, explica.

Um dos convidados do MAM Discute Circuito e Sistema das Artes é a atual curadora da Bienal de Arquitetura de São Paulo, Ligia Nobre, que estará nos dois encontros propostos pelo museu (Cachoeira/Salvador). A partir da sua trajetória, que passa pela arquitetura e as artes visuais, Ligia vai discutir a construção de sistemas fora dos circuitos tradicionais da arte. Ao lado da curadora, estarão presentes o artista Juraci Dórea, no encontro em Cachoeira, e os representantes do MUSAS (Museu de Street Art de Salvador), no encontro que acontece na capital baiana.

O projeto complementa as discussões do MAM Discute Bienal, cuja segunda temporada foi iniciada no dia 20 de setembro, com a participação de artistas, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil, que promove encontros de preparação para a 3ª Bienal da Bahia, marcada para maio de 2014.

 

Saiba mais sobre os convidados:

Lígia Nobre é mestre pela Architectural Association School of Architecture (AA, Londres). Codirigiu a plataforma Exo Experimental, em São Paulo. Recebeu bolsa-residência na Akademie Schloss Solitude de Stuttgart (Alemanha) e foi assistente de pesquisa e de ensino dos arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron no Studio Basel – Contemporary City Institute (ETH, na Basileia, Suíça). Ligia é consultora do Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura-Espaços e Bibliotecas, co-diretora da plataforma SP Lab/Studio-X GSAAP Columbia University, além de curadora local em São Paulo do projeto Audi Urban Future Inititative – Award 2012.

Juraci Dórea nasceu em Feira de Santana, Bahia. É arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da UFBA. Dirigiu o Departamento de Cultura do Município de Feira de Santana de 1994 a 1996, período em que idealizou o Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana. É mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Dedica-se às artes plásticas desde o começo dos anos 60 e já participou de numerosas exposições no Brasil e no exterior. Juraci também já participou da primeira temporada do MAM Discute Bienal.

Julio Costa idealizador, diretor artístico, comunicação, redes sociais é o responsável pelos jardins do MUSAS (Museu de Street Art Salvador), além de grafiteiro.  Os outros membros do projeto MUSAS são: Bigod Silva e Marcos Prisk (Sócio-idealizadores e grafiteiros); Thais Muniz (Relações Publicas e curadora do Breshop do MUSAS); Camila Souza e Tiago Santos (curadores/mantenedores do Cine-Mu, sessão de cinema que acontece toda semana no MUSAS). Veja a entrevista com Julio Costa realizada pela JAM no MAM no início deste ano.

 

MAM Discute Sistema e Circuito das Artes – Edição Especial

Em Cachoeira
Convidados: Lígia Nobre e Juraci Dórea
Onde: Auditório da Fundação Hansen Bahia – Rua Treze de Maio, nº 13
Quando: 21/11 (quinta-feira)
Horário: das 17h às 19h

 

Em Salvador
Convidados: Lígia Nobre e MUSAS (Museu de Street Art de Salvador)
Onde: Auditório da Escola de Administração da UFBA – Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela
Quando: 22/11 (sexta-feira)
Horário: das 17h às 19h