As atividades de mediação cultural são direcionadas para o Sítio Histórico do Solar do Unhão, para o acervo, para as exposições temporárias e para o Parque das Esculturas. Tem como objetivo possibilitar o exercício dos sentidos e a compreensão das produções contemporâneas em artes visuais, percebendo-se o espaço museal como local de construções e de interações. Busca, assim, possibilitar aos visitantes e pesquisadores, uma maior sensibilização estética, a partir das ações educativas do Programa Inter.mediações em congruência com o Programa Ações Sociais.

Museu-Escola 


Esta proposta visa a criar pontes de aproximação entre o público e as produções artísticas contemporâneas em exibição no MAM BA, assim como entre as artes e demais áreas do conhecimento.Configura-se nas seguintes ações educativas:

- Desdobramentos das exposições e/ou das residências artísticas: assim são oferecidos workshops, encontros com os artistas, seminários, palestras para discussão e apresentação sobre os temas abordados nas exposições e questões relacionadas ao universo das artes visuais contemporâneas. Estes encontros são propostos com a nomenclatura de Ciclo de Conversas sobre Arte e também Rodas de Conversa.

- Visitas mediadas: são programadas por especialistas do setor, que fazem um trabalho cuidadoso de preparação dos educadores que acompanham os visitantes. O objetivo final é que, durante a visitação, o público possa ter acesso a um rico conteúdo, formado por elementos como contextualização histórica, panorama estético e informações sobre os artistas, além da fruição estética, ou seja, possibilitar o exercício dos sentidos.

- Visitas espontâneas: atendimento a grupos de visitantes sem o agendamento prévio. São realizadas da mesma forma e com os mesmos propósitos das visitas mediadas agendadas.