Márcio Meirelles leu o manifesto Pau Brasil. Foto: Thaís Seixas

Márcio Meirelles leu o manifesto Pau Brasil. Foto: Thaís Seixas

Arte, literatura, música e performance formaram o clima na noite desta sexta-feira, 8, no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Isto porque a programação do MAM Manifesto reuniu o ator transformista Mitta Lux, os diretores de teatro Márcio Meirelles e Fernando Guerreiro e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) em um encontro para rememorar três manifestos artísticos de grande importância para a arte brasileira.

O primeiro a ganhar a escada projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi foi Fernando Guerreiro, que recitou o Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade. Em seguida, foi a vez de Mitta Lux, que fez a leitura do manifesto do Rio Negro, de Pierre Restany e Franz Kracjberg, acompanhado pelo dançarino Elivan Nascimento. Para fechar a  noite, Márcio Meirelles retomou Oswald de Andrade com o manifesto Pau Brasil. Todas as leituras foram intercaladas pelas apresentações de integrantes da OSBA.

No mesmo evento, o MAM-BA lançou a primeira edição da Revista Contorno, publicação bilíngue que abre espaço para ensaios, entrevistas e projetos artísticos aptos a pensar criticamente o desenvolvimento e a história das práticas artísticas e culturais da Bahia, do Brasil e do mundo. O primeiro número traz como destaques as entrevistas com os artistas Chico Liberato e Maxim Malhado, o artigo da arquiteta Carla Zolinger sobre Lina Bo Bardi e o trabalho de Stanley Brouwn. A revista será distribuída gratuitamente e estará disponível em uma versão online.

OSBA se apresentou durante o encontro

OSBA se apresentou durante o encontro

A programação do MAM Manifesto continua durante todo o mês de novembro. Confira abaixo as próximas atividades:

COZINHA RELACIONAL + LANÇAMENTO DE CARTÕES POSTAIS EM HOMENAGEM A LINA BO BARDI + BÓTÃO “REPÚBLICA POPULAR DO MAM”

Encontro com o artista Maxim Malhado, através de atividade de cozinha relacional. Será servido aos visitantes o mingau tradicionalmente preparado pelo artista na praia de Massarandupió, e haverá o lançamento das peças dedicadas à primeira diretora do MAM-BA, Lina Bo Bardi.
Onde: Casarão do MAM-BA
Quando: 17/11 (domingo)
Horário: 16h

MAM DISCUTE SISTEMA E CIRCUITO DAS ARTES

O projeto abre espaço para a discussão sobre o mercado e as formas de circulação, exposição e comercialização de arte em contextos locais e globais e, nesta edição especial, recebe a curadora da Bienal de Arquitetura de São Paulo, Lígia Nobre, para discutir a construção de sistemas fora dos circuitos tradicionais da arte.

Em Cachoeira
Convidados: Lígia Nobre e Juraci Dórea
Onde: Auditório Hansen
Quando: 21/11 (quinta-feira)
Horário: das 17h às 19h

Em Salvador
Convidados: Lígia Nobre e MUSAS (Museu de Street Art de Salvador)
Onde: Auditório da Escola de Administração da UFBA
Quando: 22/11 (sexta-feira)
Horário: das 17h às 19h

MAM DISCUTE BIENAL

Projeto promove encontros com o objetivo de apresentar modelos e criar um espaço para discussão a 3ª Bienal da Bahia, que acontece em 2014.Encontro recebe o artista e diretor de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Marcondes Dourado, que vai ministrar o debate sobre o tema “Como entrar em contato?”.
Onde: Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública do Estado da Bahia)
Quando: 29/11 (sexta-feira)
Horário: 9h

ESPETÁCULO CABAÇA

O Casarão do MAM-BA recebe a apresentação de Cabaça: homenagem a Walter Smetak, do Grupo de Dança Contemporânea da Ufba. Além de uma celebração etnomusical, o espetáculo celebra os 100 anos do compositor suíço.
Onde: Casarão do MAM-BA
Quando: 29/11 (sexta-feira)
Horário: 17h