INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

flyer site

ESTÃO ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES para a seleção dos projetos curatoriais que serão desenvolvidos nas atividades do Museu-Escola Lina Bo Bardi | Formação de Curadoresedital Contemplado pela 10ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais.

Criado pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o projeto tem o objetivo de estimular o pensamento, a concepção e a pesquisa curatorial no contexto local, com atividades voltadas para artistas, pesquisadores, jovens curadores e profissionais de diversas áreas, com alguma experiência na área ou interessados em começar a desenvolver trabalhos.

O processo de seleção apontará cinco selecionados que, ao longo do ano de 2014, terão a oportunidade de desenvolver um projeto curatorial de sua própria autoria acompanhados pelo artista visual Ayrson Heráclito (BA) e pelos curadores Márcio Harum (SP) e Rodrigo Moura (MG), por meio de encontros presenciais e virtuais.

Os interessados em participar elaboraram uma proposta de projeto curatorial seguindo as orientações do Anexo II. A proposta foi enviada pelo correio entres os dias 20 de novembro e 20 de janeiro de 2014, via Sedex, com aviso de recebimento, acompanhada de anexos preenchidos e da documentação requerida  no edital para o endereço do Museu de Arte Moderna da Bahia: Av. Contorno, s/nº. Solar do Unhão. CEP 40060 – 060 Salvador-BA. Cada proponente pode inscrever até duas propostas, mas apenas uma proposta de cada proponente poderá ser selecionada.

Prioritariamente destinada aos residentes no interior do estado que comprovem não possuir condições de se manter na capital durante a realização do curso, poderá ser disponibilizada uma bolsa auxílio no valor de R$400,00 para um entre os cinco candidatos selecionados, desde que atenda às condições de solicitação disponíveis no Anexo III. Caso também atenda às condições previstas no Anexo III e nenhum candidato oriundo do interior seja selecionado, um candidato da capital poderá dispor da bolsa.

A lista dos projetos selecionados pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição foi divulgadoa no dia dia 23 de agosto, quando o edital do Museu-Escola Lina Bo Bardi | Formação de Curadores, criado pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), foi um dos contemplados. Como incentivo, a instituição receberá R$ 100 mil para investir na qualificação de novos curadores. A apresentação do edital foi realizada no dia 31 de outubro, quando representantes do museu esclareceram questões sobre o processo e discutiram o trabalho de curadoria em mais uma edição do MAM Discute Sistema e Circuito das Artes, na Sala Walter da Silveira, acompanhados do artista Ayrson Heráclito, que participará do processo de formação dos selecionados.

As dúvidas  podem ser encaminhadas para o e-mail  ou clicando aqui.

Mais informações pelo telefone  (71) 3117-6141

LEIA AQUI O EDITAL COMPLETO*

Retificação do Edital realizada em fevereiro de 2014*

 

Veja aqui os anexos:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Anexo_II_ESCOPO DO PROJETO

Anexo_III_TERMO DE COMPROMISSO BOLSA

 

SAIBA MAIS SOBRE OS ORIENTADORES

Ayrson Heráclito é mestre em artes visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Heráclito é professor do quadro permanente no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Realiza obras em diversos suportes e linguagens, como fotografia, vídeo, instalação e performance, utilizando materiais orgânicos presentes na cultura baiana, tais como açúcar, charque e azeite de dendê.

Marcio Harum é curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Em 2013, juntamente com Paola Santoscoy, foi diretor do SITAC XI (Simpósio Internacional sobre Arte Contemporânea), na Cidade do México. Realizou a mostra de filmes-performance (distruktur) no Paço das Artes. É membro do comitê curatorial de Solo Projects na ARCOmadrid 2014.

Rodrigo Moura é diretor adjunto de programas artísticos e culturais do Instituto Inhotim, editor e crítico de arte. Foi curador (2004-2006) do Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, e tem ensaios publicados em catálogos e revistas especializadas internacionais. É co-editor do livro “Inhotim: Através” (2008), sobre a coleção do Museu.