1422590_551286558281684_2070101930_n

 

Nesta sexta, a partir das 19h, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe Orquestra Sinfônica da Bahia, os diretores Márcio Meirelles e Fernando Guerreiro, e o ator transformista Mitta Lux para apresentação de seminais para a história da cultura brasileira na noite do MAM Manifesto.  O museu também apresenta o primeiro número da Revista Contorno.

Durante todo o mês de novembro, o MAM-BA oferece ao público atividades e encontros especiais no calendário comemorativo do programa MAM Manifesto. Com uma política de tornar evidente o pensamento do museu, aumentando seu alcance e expondo a reflexão em um espaço de discussão pública o MAM-BA realizou ao longo do ano, e realiza especialmente durante o mês de seu aniversário de 50 anos da mudança para o Solar do Unhão, leituras públicas, debates e uma série intercâmbios que ganham força e outras possibilidades com as novas publicações do museu e ações educativas em uma programação especial.

Na noite de sexta, o ator transformista Mitta Lux realizará leitura do Manifesto do Rio Negro, de Pierre Restany, enquanto o diretor Márcio Meireles empresta sua voz ao Manifesto Pau Brasil de Oswald de Andrade. Também de Oswald de Andrade é o Manifesto Antropofágico, que ganhará a interpretação de Fernando Guerreiro durante a leitura pública.

O lançamento da Revista Contorno, publicação bilíngue do MAM-BA, é uma oportunidade que o museu cria de celebrar sua própria história e promover espaço para a reflexão. Segundo seus realizadores, a Revista Contorno é uma janela para observar as ideias, os sentimentos, os autores e os demais elementos que se articulam para criar uma política do museu, com suas escolhas por determinados artistas e seu entendimento dos espaços presentes nas atividades do MAMBA e da Bienal.

Sobre as atividades, o diretor do MAM-BA, Marcelo Rezende, comenta: “Estamos construindo ferramentas para ampliar nossas possibilidades, novas peças para um programa que supõe o museu como um centro de pesquisa e de diferentes conhecimentos que surgem a partir de encontros e de ações desse tipo”.

 

PROGRAMAÇÃO MAM MANIFESTO

 

NOITE DO ORÁCULO + LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO PANFLETO SANITÁRIO

 

Evento aberto ao público, no qual o artista convidado Arthur Scovino e um representante do museu recebem uma pessoa sorteada para eles conversarem sobre um questionamento proposto pelo convidado. Na mesma noite, haverá o lançamento do segundo número do Panfleto Sanitário – publicação colada em banheiros e murais informativos da cidade, tratando de temas importantes para o cenário das artes e para a 3ª Bienal da Bahia, que acontece em 2014.

Onde: Casarão do MAM-BA

Quando: 01/11 (sexta-feira)

Horário: 19h

 

MUTIRÃO DAS PEDRAS

Ação da Associação dos Moradores do Solar do Unhão, realizada com o apoio do MAM-BA, para a retirada das pedras trazidas pela maré para a praia da comunidade, prevendo a revitalização do espaço.

Onde: Solar do Unhão

Quando: 03/11 (sábado)

Horário: Concentração às 8h

 

MAM MANIFESTO + LANÇAMENTO DA REVISTA CONTORNO + OSBA

Artistas convidados realizam leituras públicas de manifestos artísticos de grande relevância para a história da cultura brasileira. No mesmo dia, o MAM-BA lança a primeira edição da Revista Contorno e recebe a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

 

Convidados:

Fernando Guerreiro – Manifesto Antropofágico

Mitta Lux – Manifesto do Rio Negro

Márcio Meirelles – Manifesto Pau Brasil

Onde: Casarão do MAM-BA

Quando: 08/11 (sexta-feira)

Horário: 19h

 

MAM SAFÁRI

No dia em que o MAM-BA comemora seu aniversário de 50 anos de mudança para o Solar do Unhão, o MAM Safári dá continuidade ao processo de expansão do museu para além de seus limites físicos. O projeto apresenta atividades que exploram questões do ambiente através de oficinas, seminários e visitas mediadas.

 

- MAM Safári nas Oficinas

Exposição de peças produzidas nas oficinas do MAM-BA, organizada pela professora Marlice Almeida. Apresentando peças com temas de fauna e flora, prevê acompanhamento e visitas mediadas voltadas para crianças e pessoas com deficiência visual, que se estendem também para o ambiente do sítio arquitetônico do Solar do Unhão, levando em consideração seus aspectos arquitetônicos e sua biodiversidade.

Onde: Galpão das Oficinas do MAM-BA

Quando: 03/11 (domingo)

Horários:

Para crianças: das 10h às 12h (com oficina de aquarela ministrada por Ana Rachel Schimiti), e das 15h às 17h (com atividades do Pinte no MAM edição especial “É o Bicho!”, com Maninho Abreu)

Para pessoas com deficiência: Das 13h30 às 14h30 (com mediador Juniro Almeida)

 

- MAM Safári no Zoológico

Atividade de Desenho de Observação no Parque Zoo Botânico de Salvador com a professora Olga Gómez.  Aberta ao público

Onde: Setor das Aves

Quando: 03/11 (domingo)

Horário: das 8h30 às 12h30

 

HISTÓRIAS DO SOLAR

 

- Para crianças: Atividade de contação de histórias realizada pela professora e mediadora cultural Roseli Costa.

Onde: Casarão do MAM-BA

Quando: 03/11 (domingo)

Horário: 14h

 

- Para adultos: Atividade de contação de histórias realizada pelos mediadores Luis Augusto Gonçalves e Sandro Mattos.

Onde: Casarão do MAM-BA

Quando: 03/11 (domingo)

Horário: 16h

 

COZINHA RELACIONAL + LANÇAMENTO DE CARTÕES POSTAIS EM HOMENAGEM A LINA BO BARDI + BÓTÃO “REPÚBLICA POPULAR DO MAM”

Encontro com o artista Maxim Malhado, através de atividade de cozinha relacional. Será servido aos visitantes o mingau tradicionalmente preparado pelo artista na praia de Massarandupió, e haverá o lançamento das peças dedicadas à primeira diretora do MAM-BA, Lina Bo Bardi.

Onde: Casarão do MAM-BA

Quando: 17/11 (domingo)

Horário: 16h

 

MAM DISCUTE SISTEMA E CIRCUITO DAS ARTES

O projeto abre espaço para a discussão sobre o mercado e as formas de circulação, exposição e comercialização de arte em contextos locais e globais e, nesta edição especial, recebe a curadora da Bienal de Arquitetura de São Paulo, Lígia Nobre, para discutir a construção de sistemas fora dos circuitos tradicionais da arte.

 

Em Cachoeira

Convidados: Lígia Nobre e Juraci Dórea

Onde: Auditório Hansen

Quando: 21/11 (quinta-feira)

Horário: das 17h às 19h

 

Em Salvador

Convidados: Lígia Nobre e MUSAS (Museu de Street Art de Salvador)

Onde: Auditório da Escola de Administração da UFBA

Quando: 22/11 (sexta-feira)

Horário: das 17h às 19h

 

MAM DISCUTE BIENAL

Projeto promove encontros com o objetivo de apresentar modelos e criar um espaço para discussão a 3ª Bienal da Bahia, que acontece em 2014.Encontro recebe o artista e diretor de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Marcondes Dourado, que vai ministrar o debate sobre o tema “Como entrar em contato?”.

Onde: Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública do Estado da Bahia)

Quando: 29/11 (sexta-feira)

Horário: 9h

 

ESPETÁCULO CABAÇA

O Casarão do MAM-BA recebe a apresentação de Cabaça: homenagem a Walter Smetak, do Grupo de Dança Contemporânea da Ufba. Além de uma celebração etnomusical, o espetáculo celebra os 100 anos do compositor suíço.

Onde: Casarão do MAM-BA

Quando: 29/11 (sexta-feira)

Horário: 17h