Na tarde desta quarta-feira, 4, a Escola Classe II recebeu a galerista Solange Bernabó, filha do pintor, escultor e gravador Carybé (1911-1997), que falou sobre a vida e a obra do artista para alunos e professores. A ação foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Arte e Educação do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

Solange Bernabó, ao meio. Logo atrás, o mural “Panorâmica da Cidade do Salvador”, de Carybé

A escola – uma das cinco unidades do Complexo Educacional Carneiro Ribeiro, conhecida como Escola Parque – abriga o mural modernista “Panorâmica da Cidade do Salvador”, criado por Carybé, que tem 12 m² e está sendo restaurado a partir da parceria entre as secretarias estaduais de Cultura (Secult-BA) – por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – e da Educação (SEC).

Os alunos da Escola Classe II e Solange Bernabó

A intervenção do IPAC na Escola Parque – criada pelo educador baiano Anísio Teixeira e pioneira do ensino integral no Brasil – prevê o restauro de outras seis obras do período modernista das artes plásticas na Bahia. São murais, painéis e afrescos de artistas renomados nacional e internacionalmente, como Maria Célia Amado, Jenner Augusto, Carlos Bastos, Djanira Motta da Silva e Carlos Magano. Dois deles – um afresco de Magano e outro de Jenner Augusto, produzidos entre 1953 e 1954, ambos intitulados ‘A Evolução do Homem’ e com respectivamente 54 m² e 58,2 m² – já foram entregues restaurados em junho deste ano. A Escola Parque é tombada pelo Estado como Patrimônio Cultural da Bahia, via IPAC, desde 1981.