As exposições Esquizópolis e Tupy Todos os Dias, que entram em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) nesta quinta-feira, 20, dão início ao novo projeto para a instituição. Apresentado em abril com o programa A Sala do Diretor, o projeto vista estabelecer novas ações e processos culturais, estabelecendo o MAM-BA como um centro de pesquisa, de produção de conhecimento e em diálogo aberto com o Estado da Bahia e o todo o sistema nacional e internacional de arte.

O projeto cria um núcleo de pesquisas e projetos curatoriais (formado por profissionais da instituição), a fim promover e difundir práticas curatoriais a partir dos temas, interesses e artistas que se aproximem das políticas privilegiadas pelo MAM-BA.

Produção do pensamento

O projeto visa ainda a criação de um núcleo editorial para o museu, responsável por todas publicações do MAM-BA e por zelar pela coerência formal e intelectual de cada um deles. Entre as publicações está a revista Contorno, um título bimensal que abre um espaço para ensaios, entrevistas e projetos artísticos aptos a pensar criticamente o desenvolvimento e a história das práticas artísticas e culturais da Bahia, do Brasil e do mundo. O primeiro será lançado em agosto.

Assim como a Contorno, duas produções que envolvem novas tecnologias prometem contribuir para a preservação da história da arte e do próprio museu: um novo site, mais moderno e dinâmico, será lançado também no segundo semestre; e a produção audiovisual – já em fase de execução – com o foco na documentação da história oral da produção cultural da Bahia no século 20. O núcleo de comunicação do MAM-BA iniciou uma sequência de gravações que deram início do programa. Uma dessas ações é o projeto MAM Flamboyant, que teve como primeiro convidado o pintor, gravador, desenhista, professor e crítico Juarez Paraíso, criador e primeiro coordenador das Oficinas do MAM-BA, em 1980.

Relações institucionais

Criado em 2012, o antigo núcleo de desenvolvimento de projetos do MAM-BA foi reformulado e se transformou na Coordenação de Projetos e Relações Institucionais, responsável pela concepção, planejamento e gestão de projetos especiais para o desenvolvimento do MAM-BA e a ampliação de suas atividades, por meio de parcerias institucionais e captação de recursos.

Entre suas principais ações estão os Cursos Livres do MAM, que propõem a discussão de questões contemporâneas nas áreas de economia, meio ambiente, cultura, bem-estar, arquitetura e política, entre outras. Seguindo o conceito de Universidade Livre, o projeto pretende desenvolver e aplicar atividades de formação sistematizadas, sob uma perspectiva interdisciplinar, também em um ambiente extra-acadêmico, como o museu.

A partir da provocação Como ser feliz no Século 21?, professores de diferentes colegiados da UFBA serão estimulados, via edital, a estruturar propostas educativas divididas que compreendem práticas e saberes diversos das várias áreas das ciências, cultura, artes e tecnologia. O curso, que acontece nos espaços do MAM-BA e da UFBA, terá uma frequência de dois encontros semanais, durante os meses de agosto e novembro de 2013.

Outra ação que será colocada em prática este ano é o Edital de Formação para Curadores. A partir deste projeto – lançado por meio de edital com inscrições abertas para profissionais de áreas diversas –, os participantes serão estimulados a apresentar respostas às problemáticas relacionadas ao trabalho de um curador, diante dos desafios da atual produção contemporânea.

A previsão é que o curso seja iniciado em novembro, após a divulgação dos contemplados, e terá duração de seis meses. Neste período, serão abordados os processos relacionados à conceituação de um projeto artístico, e também à sua viabilidade técnica. Ao final, os participantes vão apresentar os trabalhos para que, em seguida, sejam realizadas as ações necessárias para a produção das propostas.

Já a Residência Artística e Educativa, fruto da cooperação técnica entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), propõe explorar a produção artística contemporânea, a partir da interação entre as diversas áreas de conhecimento, como física, matemática, botânica e arquitetura.

O resultado da residência será apresentado no recôncavo baiano e no MAM-BA, em formatos diversos, a depender da linguagem e técnicas investigadas: exposição, performance, livro, ou conteúdo audiovisual, dentre outros.