Projeto integrante do Cultura em Campo apresenta shows gratuitos

Webflyer-MAM-BAHIA-Outras-Sonoridades-Cultura-em-Campo - SEMANA 3

Apresentando a música que representa a Bahia contemporânea para o mundo em shows gratuitos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o MAM-BAHIA: Outras Sonoridades se encerra neste domingo, 30 de junho, com a inconfundível voz de Lazzo Matumbi, mestre da música negra brasileira, e Marcia Castro, em sua mistura de gêneros. O DJ Roger’N’Roll toca na abertura e entre os shows, que começam às 15 horas. Para completar, será transmitida ao vivo, às 19 horas, a partida da final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, com a oportunidade de conferir o jogo decisivo do torneio após o belo pôr-do-sol do privilegiado cenário do local. A ação, realizada pela Huol Criações com patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), integra o projeto Cultura em Campo, em que a Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA) realiza uma programação especial durante o período da competição internacional de futebol, promovendo a produção artístico-cultural baiana. O acesso é limitado a 2.200 pessoas, com distribuição de pulseiras a partir das 13h30.

Marcia Castro começou na música aos 16 anos, nos bares de Salvador e na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. O primeiro álbum, Pecadinho, foi lançado em julho de 2007, justamente no MAM-BA. O segundo, De Pés no Chão, de 2012, vem colhendo frutos valiosos. Residente em São Paulo desde 2008, Marcia já compartilhou projetos com importantes artistas da música popular brasileira, como Tom Zé, Gilberto Gil e Luiz Melodia, e teve a honra de participar da última turnê da cantora argentina Mercedes Sosa. Entre shows nacionais e internacionais, Marcia é um destacado nome da jovem e promissora cena musical brasileira da atualidade.

Já Lazzo Matumbi, com 31 anos de carreira, sete discos e composições célebres como Alegria da Cidade e Do Jeito que seu Nego Gosta, ecoa seu canto marcante em sons que ganham nas letras o estilo suave e no ritmo, uma mostra da black music brasileira, sua morada. Um dos expoentes da música baiana fora do Brasil, Lazzo já se apresentou em vários países. Atualmente, está finalizando seu novo CD, com inéditas, a ser lançado este ano.

Iniciada em 16 de junho, com shows de Dão & A Caravanablack e o Samba Chula de São Braz, e com segundo domingo no último dia 23, reunindo BaianaSystem, Os Nelsons e OQuadro, esta especialíssima seleção de artistas parte do programa Bahia Music Export, uma parceria da Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA com a FUNCEB, que apoia a promoção internacional da música da Bahia. Todos os nomes que integram o MAM-BA: Outras Sonoridadesfizeram parte de pelo menos uma das três coletâneas lançadas pelo projeto em 2010, 2011 e 2012, e que foram utilizadas em ações de internacionalização da produção musical do estado. O fato de estarem nestes álbuns, que têm curadoria de especialistas em promoção da música brasileira nos mercados de outros países, é mais uma comprovação do potencial artístico e da relevância crítica e popular destes exemplares artistas e bandas da Bahia.

 

MAM-BAHIA: Outras Sonoridades

30 de junho, 15 horas: Lazzo Matumbi + Marcia Castro + DJ Roger’N’Roll + transmissão do jogo da final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia

Quanto: Gratuito (sujeito à lotação de 2.200 pessoas) – distribuição de pulseiras de acesso se iniciam uma hora e meia antes do início dos shows

Realização: Huol Criações

Patrocínio: FUNCEB/ SecultBA

Apoio: MAM-BA/ IPAC