O programa de Ações Sociais tem o objetivo de buscar parcerias entre o museu e outras instituições e organizações, com fins de responsabilidade social. O desafio dos museus na contemporaneidade é através de sua programação, facilitar o acesso da sociedade e seu envolvimento nas atividades expositivas. Assim, este programa tem como objetivo aproximar e estabelecer vínculos com as comunidades, ONG´s, escolas e demais instituições.

Projeto Zoom.in Zoom.out: Este projeto é uma das propostas para o alcance dos objetivos do Programa de Ações Sociais. Envolve ações de sensibilização e de educação estético-artística e patrimonial realizadas nas próprias escolas, ong´s, associações de bairro e outras, finalizando a com a realização posterior de uma atividade nos espaços do MAM-BA.

Projetos Especiais: acolhimento e apoio para a realização de projetos em arte e áreas afins, desenvolvido por artistas, educadores e pesquisadores de caráter temporário.

• Pinte no MAM
Projeto de autoria e coordenação do artista Plástico Maninho tem como objetivo proporcionar lazer às crianças e familiares através da pintura livre no Museu de Arte Moderna da Bahia, buscando incentivar, de forma lúdica, o encontro do público com o universo das artes. Através do NAE, este projeto conta com a participação da arte-educadora Ana Raquel Schimiti.

• Redes Mágicas
Atividade proposta pela arte educadora Ana Rachel Schimiti e arte educadores do Núcleo de Arte Educação do MAM- BA, com visitas aos espaços expositivos e posterior realização de ação poética, voltada para o público infanto-juvenil. Acontece todos os domingos das 15h às 18h.

• Linha do Abraço: crianças no museu

Projeto voltado para crianças da comunidade do Solar do Unhão e proximidades e seus familiares. Busca estabelecer diálogos mais próximos com as comunidades do entorno, a partir de ações de educação estético-artística e patrimonial, com oficinas de artes visuais, visitas mediadas às exposições e sítio arquitetônico do Solar do Unhão e também Rodas de Conversa com moradores da comunidade, em encontros nos espaços do MAM-BA. O Projeto Linha do Abraço tem atendido a um grupo de 25 crianças inscritas anualmente, em encontros semanais, desde o ano de 2008.