Cultura em Campo

O Museu de Arte Moderna da Bahia recebe, no mês de junho, dentro das atividades do Cultura em Campo, programa da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, uma programação diversa que transita por várias nuances das artes visuais e da música, compondo seu cenário com mostras de vídeo, shows e exposições, estabelecendo um diálogo entre a arte baiana atual e de décadas passadas – buscando fazer com que esta articulação se conecte ao cenário nacional e internacional da arte contemporânea.

No dia 20 de junho, quinta, duas exposições que, ao mesmo tempo que possuem propostas curatoriais diferentes, estabelecem um fortuito diálogo entre história e presente da cidade de Salvador: Enquanto Esquizópolis se debruça sobre a dupla centralidade soteropolitana e como isto recai sobre os vários aspectos culturais da cidade, Tupy Todos os Dias retorna às propostas artísticas de Juarez Paraíso, tecendo ambiência, urbanidade, arte e cultura popular em um tecido que busca endereçar a relação entre arte e cotidiano.

Tupy Todos os Dias será a segunda exposição a integrar o projeto A Sala do Diretor, e consistirá em diferentes gerações expondo trabalhos que dialogam com diferentes formas de comunicação e, sobretudo, de aproximação entre a arte e o ambiente, natural ou mental, de cada um. Sante Scaldaferri, Gaio, Almandrade e Tuti Minervino são apenas alguns entre os dez selecionados para esse recorte – e que figurarão ao lado da pintura “O Touro – Boi na floresta”, da modernista Tarsila do Amaral, parte do acervo do museu, que volta, após anos, a ser exibida no MAM-BA.

Esquizópolis, por sua vez, reúne os premiados dos Salões da Bahia de 2012, combinando suas obras a um recorte do acervo do MAM-BA que possui, como proposta curatorial, o empreendimento de uma análise crítica sobre o processo de desenvolvimento urbano e humano da cidade, compondo um diálogo com outros espaços de  Salvador; colocando o museu à disposição do público fora do Solar do Unhão. A exposição é resultado da parceria entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A mostra segue aberta à visitação até 1º de setembro, de terça a sexta, das 13h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 19h, com entrada gratuita. No Museu Náutico, a exposição pode ser vista de terça a domingo, de 8h30 às 19 horas; e durante o mês de julho, a visitação pode ser feita todos os dias da semanas.

Atualmente, o MAM-BA está trabalhando de acordo com uma proposta de externalização de projetos que promove eventos ligados ao museu em espaços externos a ele. Neste sentido, parte da exposição Esquizópolis acontecerá no espaço do Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra. Obras de três dos artistas que integrarão a mostra – Vauluizo Bezerra, Gaio e Danillo Barata – estarão lá alocadas, em um diálogo direto entre acervo do Museu Náutico e proposta curatorial de exposição.

Ainda dentro da ideia de externalização, o MAM-BA ainda assina a curadoria e estabelece uma parceria importante entre a instituição e o Solar Ferrão – espaço de arte, cultura e memória instalado em um dos mais importantes monumentos do Centro Histórico de Salvador – produzindo a exposição Lunar – Fotografia na Bahia Agora, que reúne 18 trabalhos fotográficos de 11 artistas baianos, cujas obras falam de uma Bahia fora dos seus limites temporais – um lugar entre o passado e o futuro, mas que não é presente. A mostra abre às 18h do dia 17 de junho e fica em cartaz até 04 de agosto, aberta à visitação das 12h às 18h.

Duas mostras de vídeos acontecem, ainda no mês de junho, no Cinema do MAM: a primeira, Jogando com a Imagem, do Canal 100, maior acervo cinematográfico do futebol brasileiro,  acontece em horários variados, do dia 14 ao dia 29, e consiste em um recorte de seis curta-metragens e um longa do produtor de cinema e documentarista Carlos Niemeyer.

A segunda mostra, que acontece nos dias 28 e 29 de junho, das 15h às 17h, é parte do Cinefoot: Festival Internacional de Cinema de Futebol, que já aconteceu em São Paulo e Rio de Janeiro. Em Salvador, a mostra chega ao Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, e o Museu de Arte Moderna da Bahia, como parceria, recebe um recorte de cinco filmes voltados para o público infanto-juvenil.

Além das mostras, o Grupo de Interferência Ambiental (GIA) – grupo formado por artistas visuais, designers, arte-educadores e (às vezes) músicos que têm em comum uma admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e sua pluralidade, mais especificamente àquelas relacionadas à arte e ao espaço público  - participará de duas ações em parceria com o MAM-BA.

A primeira será o Baba na Ladeira como intervenção artística. Acontecerão nos dias 17/06 e 19/06 sempre a partir das 14h30. O projeto surgiu da relação entre oposição e hierarquia  na qual grupos / times se formam para disputar uma partida de futebol em uma ladeira. A proposta é possibilitar a participação de moradores / trabalhadores de seu entorno, além de artistas e indivíduos de outros territórios. Os times que se formarão serão batizados com nomes que representem no contexto mundial, grupos envolvidos em disputas de poder. Baba, como um apelido carinhoso  dado na Bahia ao futebol de bairro, demonstra nesse caso um cuidado do coletivo ao abordar de forma relacional tais questionamentos.

A outra ação será a Fila do Gia – a fila é  a possibilidade de fruição estética coletiva de algo que está a disposição do olhar, como um pôr do sol ou uma arquitetura monumental, porem utilizando um formato usualmente organizacional e burocrático do cotidiano, tornando a situação um questionamento se for analisado pelo seu lado desnecessário. Serão organizadas filas para observação do novo estádio da cidade e qualquer pessoa que estiver transitando no momento da ação poderá participar.

Por fim, nos dias 16, 23 e 30 de junho, o Museu de Arte Moderna da Bahia recebe, no Pátio Unhão, o MAM-BA: Outras sonoridades, evento musical de entrada gratuita realizado em três domingos, e que vai contar com diversas atrações da música baiana, como Samba Chula de São Braz, Dão & A Caravana Black, OQuadro, Os Nelsons, Baiana System, Lazzo Matumbi e Márcia Castro.

 

Serviço:

 

O Que: Esquizópolis

Abertura: 20 de junho, 19h

Visitação no MAM-BA: 21 de junho a 1º de setembro, terça a sexta, 13 às 19 horas; sábado, domingo e feriados, 14 às 19 horas.

Visitação no Museu Náutico:  21 de junho a 1º de setembro,  terça a domingo, 8h30 às 19 horas; durante o mês de julho, a visitação é todos os dias da semanas.

Onde: Galeria 3 e Capela | MAM-BA; Museu Náutico da Bahia | Farol da Barra

 

O Que: Tupy Todos os Dias

Abertura: 20 de junho, 19h

Visitação: 21 de junho – 30 de agosto, terças às sextas; das 14h às 18h

Onde: Sala do Diretor | MAM-BA

 

O Que: Lunar – Fotografia na Bahia Agora

Abertura: 17 de junho, 18h

Visitação: 18 de junho – 04 de agosto, terças às sextas, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

Onde: Solar Ferrão | Pelourinho

 

O Que: Jogando com a Imagem

Quando: De 14 a 29 de junho

Onde: Cinema do MAM | MAM-BA

 

O Que: Cinefoot: Festival Internacional de Cinema de Futebol

Quando: 28 e 29 de junho

Onde: Cinema do MAM | MAM-BA

 

O Que: Baba na Ladeira

Quando: 17 e 19/06 às 14h30

Onde: Ladeira da Conceição da Praia e Ladeira do MAM-BA

 

O Que: Fila do GIA

Quando: 18/06, às 17h

Onde: Arena Fonte Nova

 

O Que: MAM-BA: Outras Sonoridades

Quando: 16, 23 e 30 de junho

Show 1. Samba Chula de São Braz

Show 2. Dão & a Caravana Black

Dia 23/06 – das 18h às 22h:

 

Show 1. OQuadro + Os Nelsons

Show 2. Baiana System

Dia 30/06 – das 15h às 19h:

 

Show 1. Lazzo Matumbi

Show 2. Márcia Castro

Onde: Pátio Unhão | MAM-BA