MAM Discute Bienal 7

Alejandra Muñoz | Foto: Lara Carvalho

Com o tema “Documenta 4 e Documenta 5 – do fracasso ao sucesso”, o MAM Discute Bienal de hoje, 07.05, recebeu a urbanista, pesquisadora e professora da Escola de Balas Artes da UFBA Alejandra Muñoz. O evento que acontece quinzenalmente foi criado para solidificar as plataformas da Bienal de Arte da Bahia em 2014.

Com mediação do diretor do MAM Marcelo Rezende, a conversa se desenvolveu a partir das Documentas, mostra internacional de arte que acontece desde 1955 em Kassel, na Alemanha, com o propósito de resgatar a arte de vanguarda moderna excluídas dos espaços culturais.

Rezende falou sobre a quarta e quinta edições do evento, destacando o trabalho do curador Harald Szeemann e a importância do processo de produção de uma exposição, se excluindo da ideia de valorização somente do produto final. O diretor afirma que, neste sentido, “já começamos a Bienal da Bahia”, pois estes encontros configuram-se como parte do processo da mesma.

A professora Alejandra Muñoz esteve nas últimas edições da Documenta (2007 e 2012) e relatou sua experiência a partir da exibição e análise de imagens das exposições e de algumas obras contidas nas mesmas, a exemplo da emblemática obra da brasileira Renata Lucas, uma intervenção provocativa chamada “Ontem, Areias Movediças”.

Em concordância com o ponto de vista levantado pelo diretor do museu sobre o processo de construção de um evento de arte, Alejandra diz que “uma bienal não pode ser só de interesse artístico, ou apenas uma exibição de trabalhos artísticos, mas, deve envolver todas as instâncias e interagir com o contexto”.

O próximo MAM discute Bienal acontece no dia 05 com o tema “24ª, 27ª e 28ª Bienais de São Paulo – Tentativas de atualização”.

 

MAM Discute Bienal | Próximos Encontros

05/07 – 24ª, 27ª e 28ª Bienais de São Paulo – Tentativas de atualização

12/07 – Em Busca de novos modelos – Berlim e Bahia / Ponto final, momento de início: Bienal, faça você mesmo.

Onde: Cinema do MAM-BA

Horário: 9h às 12h

Gratuito

Informações: (71) 3117-6143 | 6139