A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e o Museu de Arte Moderna (MAM-BA) apresentam a 4ª edição do Sarau OSBANOMAM, com um concerto de câmara dedicado à música do século XVIII, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 18h, no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), localizado no Solar do Unhão.
Batizada de Café Concerto, por trazer no seu programa a Cantata do Café, obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), a apresentação terá regência do maestro Carlos Prazeres, atual curador artístico da orquestra. O evento conta ainda com a participação de três solistas convidados, os cantores líricos Juliana Franco (soprano), Aníbal Mancini (tenor) e Fabrizio Claussen (barítono). Eduardo Torres, pianista da OSBA, atua como solista de cravo. A entrada é gratuita e sujeita a lotação do Casarão do MAM-BA.
BACH E CAFÉ – No programa do “Café Concerto” da OSBA foram reservadas ao público peças do maior nome da música barroca,Johann Sebastian Bach (1685-1750), com destaque para a Kaffeekantate ou Cantata do Café, composta por Bach em 1732 e que narra o conflito entre um pai de costumes rígidos e sua filha seduzida pelo novo hábito de consumir café diversas vezes ao dia. A obra, que tem hoje a catalogação BWV 211, foi encomendada a Bach por um homem conhecido como Zimmermann, cafeteria em Leipzig, na Alemanha. O local era frequentado pelo compositor e o café, naquela época, era praticamente uma novidade e tinha seu consumo combatido por setores da sociedade que acreditavam que o chamado “veneno negro” pudesse desenvolver sintomas de histeria e esterilidade em mulheres. O programa da OSBA traz ainda outra peça de Bach: a Suíte Orquestral nº1 BWV 1066.
Serviço:
Orquestra Sinfônica da Bahia – Café Concerto no Sarau OSBANOMAM
Regência: Maestro Carlos Prazeres
Solistas: Juliana Franco (soprano), Aníbal Mancini (tenor), Fabrizio Claussen (barítono) e Eduardo Torres (cravo)
Local: Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) – Solar do Unhão, Av. Contorno.
Data e horário: 9 de maio (sexta-feira), 18 horas.
Entrada gratuita (sujeita a lotação do espaço)