Nesta quarta-feira, 8, é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo, profissional que vive da arte de fotografar e é reconhecido mundialmente pelo olhar, por sua habilidade em provocar os demais sentidos, as memórias e as reflexões do público.

Fotografia Noturna - Fazenda Baobá - Santo Antônio de Jesus.

Fotografia Noturna – Fazenda Baobá – Santo Antônio de Jesus.

Embora haja algumas controvérsias, a origem desta data é relacionada à chegada da fotografia no Brasil, em janeiro de 1840.

Fotografar é muito mais que eternizar o instante de um momento. A fotografia é subjetiva e, antes de tudo, um testemunho. Em muitos casos, é através da lente de um fotógrafo que o mundo passa por transformações e descobertas.

Para o fotógrafo Rafael Martins, o que une os estilos da fotografia enquanto linguagem artística é que qualquer fotografia “quer se fazer acreditar”.

Fotografia Noturna - Fazenda Baobá - Santo Antônio de Jesus.

“Fotografar é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração”, Henri Cartier-Bresson

“Outro dia, pensando sobre a diversidade da fotografia e suas múltiplas utilizações, sua democratização pelos phones, fiquei pensando que tem uma coisa que une toda a fotografia, seja ela de casamento, fotojornalismo, família, artística, publicitária, noturna, enfim: ela possui sua própria realidade e tempo, mas todo fotógrafo quer que acreditem em sua foto, quer fazer dela um “objeto acreditável”. É  diferente de dizer que toda fotografia persegue a realidade, não é isto. A fotografia não é a realidade, não é o real. Acredito que a fotografia deve se distanciar deste objetivo primário de representar a realidade, ela deve inventá-la”, revela o professor de fotografia do MAM-BA.

O MAM-BA não poderia deixar em branco esta data comemorativa e parabeniza a todos os profissionais desta área. Parabéns!