Seguem abertas até 20 de janeiro as inscrições para o edital Museu-Escola Lina Bo Bardi | Formação de Curadores, realizado pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Entretanto, por conta de alterações no cronograma do projeto, algumas datas relacionadas ao processo seletivo foram antecipadas.

Todas as etapas que sucedem o período de inscrições sofreram alterações nos prazos. A lista dos candidatos habilitados na primeira etapa será divulgada no dia 27 de janeiro, e o resultado no dia 10 de fevereiro. Já os habilitados na segunda etapa poderão conferir seus nomes a partir do dia 24 de fevereiro, com o resultado final pós-recursos sendo divulgado no dia 17 de março. Já o início das atividades do projeto, que aconteceria somente em junho, foi antecipado para o dia 24 de março.

Confira o novo cronograma:

tabela2

O edital Museu-Escola Lina Bo Bardi | Formação de Curadores, disponível para consulta aqui, tem o objetivo de estimular o pensamento, a concepção e a pesquisa curatorial no contexto local, com atividades voltadas para artistas, pesquisadores, jovens curadores e profissionais de diversas áreas, com alguma experiência na área ou interessados em começar a desenvolver trabalhos. Serão cinco selecionados que, ao longo de 2014, terão a oportunidade de desenvolver um projeto curatorial de sua própria autoria, acompanhados pelo artista visual Ayrson Heráclito (BA) e pelos pesquisadores Márcio Harum (SP) e Rodrigo Moura (MG), por meio de encontros presenciais e virtuais.

flyer site

Os interessados em participar devem elaborar uma proposta de projeto curatorial seguindo as orientações do Anexo II do edital. A proposta deve ser enviada pelo correio até 20 de janeiro, via Sedex, com aviso de recebimento, acompanhada de anexos preenchidos e da documentação requerida no edital para o endereço Museu-Escola Lina Bo Bardi | Formação de Curadores – Museu de Arte Moderna da Bahia. Endereço: Av. Contorno, s/nº. Solar do Unhão, Salvador-BA, CEP 40060-060. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, mas apenas uma será selecionada.

O projeto poderá disponibilizar ainda uma bolsa-auxílio no valor de R$ 400,00 para um dos candidatos selecionados. Para concorrer ao benefício, ele deve morar no interior do estado, comprovar a falta de recursos para sua manutenção na capital durante a realização do curso e atender às condições disponíveis no Anexo III. Caso nenhum candidato oriundo do interior seja selecionado, um da capital poderá receber a bolsa, caso também atenda os requisitos descrito no Anexo III.

A lista dos projetos selecionados pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição foi divulgada no dia 23 de agosto, quando o edital do Museu-Escola Lina Bo Bardi | Formação de Curadores foi um dos contemplados. Como incentivo, a instituição foi contemplada com um prêmio no valor de R$ 100 mil para investir na qualificação de novos curadores. A apresentação do edital foi realizada no dia 31 de outubro, quando representantes do museu esclareceram questões sobre o processo e discutiram o trabalho de curadoria em mais uma edição do MAM Discute Sistema e Circuito das Artes, na Sala Walter da Silveira, acompanhados do artista Ayrson Heráclito, que participará do processo de formação dos selecionados.

Dúvidas? Confira aqui as respostas!