Os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) serão divulgados no estande da Secretaria de Cultura do Estado no Salão Baiano de Turismo, evento considerado uma das principais ações governamentais de vendas da Bahia como destino turístico, que acontece no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, de hoje (10) até domingo (14), das 14h às 20h. O estande montado contará com imagens de manifestações e equipamentos culturais do estado, no qual haverá distribuição de folders com informações diversas de todas as unidades vinculadas ao órgão.
No total, o IPAC distribuirá 4.500 unidades dos folders institucionais de oito espaços vinculados à sua estrutura e um museu conveniado: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Museu de Arte da Bahia (MAB), Solar Ferrão, Museu Abelardo Rodrigues, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Palácio da Aclamação, Parque Histórico Castro Alves e Museu do Recolhimento dos Humildes. A publicação bilíngue contém fotos e informações sobre o histórico, acervo preservado e ação educativa desenvolvida pelos museus.
Será exibida ainda a exposição itinerante Museus da Bahia: identidade e territórios, que apresenta o perfil dos museus vinculados ao IPAC e das 217 instituições museais mapeadas no estado. São 23 painéis que, através de mapas, fotografias e dados estatísticos, evocam o patrimônio integral de 25 territórios de identidade baianos. O total de municípios com espaços museais e a distribuição dos museus no estado são algumas das informações oferecidas.
Além do estande e da exposição, no balcão instalado na área de vendas do Salão, coordenado pelo IPAC, serão comercializadas publicações do Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte da Bahia e Palacete das Artes. Os visitantes poderão comprar seis títulos do MAM-BA: MAM-BA (Banco Safra), 12º, 14º e 15º Salão da Bahia, Coleção MAM 50 anos e Parque das Esculturas. Do Palacete das Artes, estarão disponíveis para venda os catálogos das exposições Modigliani – Imagens de uma vida, Mario Cravo Jr. Esculturas e As mulheres de Jorge e o Universo Amado. O Museu de Arte da Bahia irá comercializar as seguintes publicações: Pesquisas Etnológicas na Bahia, Museus para o povo, A pintura na Bahia, catálogo do MAB (Banco Safra), Pinhas – Coleções Brasileiras, A obra de Calasans Neto, A Bahia na Época de D. João e catálogo da exposição Brinquedos que moram nos sonhos.