Na manhã desta quinta-feira (28), o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque Salvador) recebeu a representante e arte-educadora do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), Lucia Padilha, para apresentar o caderno especial de arte/educação “Acervo Educativo: Coleção Assis Chateaubriand do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco”. Mediado por Lica Moniz, coordenadora do Núcleo de Arte e Educação (NAE) do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o encontro, que faz parte da programação do NAE na Escola Parque, trouxe, além do lançamento do material educativo, questões sobre a realidade das escolas públicas e o contato dos estudantes com a arte.

Veja aqui o Caderno Educativo MAC-PE!

Lucia Padilha (MAC-PE) e Lica Moniz (MAM-BA)

O material educativo desenvolvido pelo museu pernambucano envolve parte da Coleção Assis Chateaubriand com obras de artistas como Cândido Portinari, Tomie Ohtake, Lasar Segall, Manabu Mabe, Francisco Brennand, Djanira e Ladjane Bandeira. A coleção permite uma leitura da História da Arte do Brasil, desde o academicismo do século XIX até o modernismo de meados dos anos 1960, rico em significados estéticos e culturais.  O caderno é voltado para o público que pretende desenvolver reflexões sobre as diferentes perspectivas da arte e educação no processo de mediação cultural e na construção de práticas educativas em equipamentos culturais relacionadas aos seus acervos. Segundo Lucia Padilha, dentro do caderno tem 50 obras, aproximadamente, e a partir dessas obras foi traçado um olhar educativo. Para a arte-educadora, “a própria Escola Parque, de Anísio Teixeira, já é um acervo educativo”, diz.

A representante da Secretaria de Educação, Lúcia Diniz, também prestigiou o lançamento do caderno: “É importante que os estudantes vejam que existem diversas manifestações artísticas. Cultura e educação têm que andar juntas. A Diretoria de Museus (DIMUS), junto com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), propôs uma parceria à Secretaria de Educação e nós estamos com toda a vontade de fazer acontecer!”, afirmou.

Público atento na Escola Parque

O professor de artes visuais, Jailton Santóz, ex-aluno da Escola Parque, conta: “Tenho muito orgulho de vir aqui e senti uma grande mudança positiva. Sempre vejo uma melhora. A Escola Parque não se limita à pintura em tela. Tem esculturas, instalações e outras formas de arte”. O encontro também contou com a presença de membros da Rede de Educadores em Museus da Bahia (REM). A arte-educadora Janice Santana e a museóloga Leane Gonçalves, representantes do REM, convidaram o público para a 4ª edição do evento “Reencontros”, que acontece 18 de dezembro, no Dia do Museólogo, às 14h, na Casa do Benin (Pelourinho). A proposta é discutir sobre educação e museus.