O Núcleo de Arte e Educação (NAE) promoveu quarta-feira (21), o curso sobre a História das Oficinas do Museu de Arte Moderna (MAM-BA). Ministrado pelos professores Evandro Sybine e Renato Fonseca, o curso contou com a presença dos servidores do museu.

Site-IMG_0172

Foto Divulgação: Núcleo de Arte e Educação (NAE)

A intenção do curso foi aprimorar o conhecimento dos mediadores e dos funcionários vinculados ao NAE para melhor atender o público e para que compreendessem melhor a importância das oficinas do MAM para Bahia. “Um dos propósitos é que saiam inteirados, sabendo falar sobre o espaço”, declarou Felix Toro – coordenador das oficinas.

O curso contou com dois momentos. O primeiro com Renato foi sobre a construção do prédio do MAM feito por Gabriel Soares, passando pela direção de Lina Bo Bardi. Esta etapa foi marcada pela contextualização histórica do museu, a estrutura do espaço das oficinas e a importância da sua criação.

Depois houve a explicação de Sybine sobre como as oficinas chegaram à Bahia, sobre gravuras, o MAM como um espaço onde acontece oficinas gratuitas e para encerrar, um momento mais lúdico, com o público recebendo instruções sobre as máquinas que imprimem as gravuras.

site

Foto Divulgação Do Núcleo de Arte e Educação (NAE)

Sobre o espaço das oficinas, Sybine falou sobre a importância para quem gosta de arte. “É um lugar onde as pessoas que têm interesse em arte podem trabalhar,” afirmou o professor.