Cerca de 30 estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vão realizar uma série de performances nos espaços do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) entre os dias 2 e 5 de setembro. As apresentações acontecem de 16h30 às 18h30, e cada cena varia de 10 a 25 minutos. A ação faz parte da avaliação artística dos alunos – preparação corporal, relação com o ambiente, processo colaborativo e criatividade na montagem das cenas, que serão baseadas em textos dos dramaturgos William Shakespeare, do grego Sófocles, Ésquilo, Goldoni e do romano Plauto.

Otelo

Otelo, de Shakespeare, é encenada pelos estudantes

Com a proposta de unir o conceito e os movimentos corporais produzidos pelas performances e incentivar os processos de criação e formação dos estudantes, a mostra Podres Poderes é gratuita e aberta ao público. Composta por dez encenações adaptadas que permeiam o universo da tragédia e da comédia, a atividade será dividida em sete grupos, cada um composto por um aluno-diretor e três alunos-atores, que vão as desenvolver de maneira colaborativa, sob coordenação dos professores Érico José e Sérgio Nunes, ambos da Escola de Teatro da UFBA.

“Durante todo o semestre letivo, fomos preparados com aulas de dramaturgia, maquiagem, elementos para cena, técnicas de direção e atuação, no intuito de basear o processo de montagem da mostra”, conta o estudante Danilo Lima.

A escolha do MAM-BA para as apresentações da mostra foi motivada pela importância do museu no cenário cultural baiano. “Optamos por utilizar este espaço pelo valor histórico do local, além de ser um lugar agraciado por belezas naturais e marcante na história de nossa cidade”, ressalta o aluno-diretor e artista, Marcus Lobo.

Programação

Dias 02 e 04 de Setembro (segunda e quarta):

  • A desdita de prXmeteu, com Danilo Lima, Natielly Santos, Rafael Samaia. Coro: Bruna Nolasco, Vicky Fechine, Yanna Vaz, Zitta Carmo. Direção: Wallas Moreira. Às 16h30 na praia do MAM;
  • A MAr Otelo, com Carluce Couto, Ives Bittencourt, Rodrigo Queiroz. Direção: Marco Kipman. Às 17h00 na praia do MAM;
  • Arlequim, servidor de dois patrões, com Pedro Souza, Poliana Quadros. Participação: Lion Guimarães, Yanna Vaz. Direção: Mari Lima. Às 17h30 em frente a capela do MAM.

Dias 03 e 05 de Setembro (terça e quinta):

  • Antígona, com Mirela Gonzalez. Direção: Romeran Ribeiro. Às 16h00 no corredor das oficinas do MAM;
  • Para Otelo, com Clara Trocolli, Heron Sena, Lion Guimarães. Direção: Marcus Lobo. Às 16h30 na lateral da capela e jardim do MAM;
  • Moiras de M, com Bruna Nolasco, Carol Carvalho, Yanna Vaz. Direção: o elenco. Às 17h00 no trajeto da capela do MAM;
  • Macbeth, com Diego Alcântara, Lara Duarte, Thor Medrado. Direção: Davi Arteac. Às 17h15 em frente a capela do MAM;
  • Tapoé, com Jilson Jader, Vicky Fechine, Zitta Carmo. Direção: Allison de Sáàs. Às17h40 na lateral da capela do MAM.

 

Podres Poderes – Tragédias e comédias (mostra do Módulo III de Direção e Interpretação da Escola de Teatro da UFBA – 2013.1)

Onde: MAM-BA l Museu de Arte Moderna da Bahia l Avenida do Contorno, s/n, Solar do Unhão

Quando: Segunda à quinta, 02 a 05 de Setembro de 2013

Horário: Segunda e quarta às 16h30, terça e quinta às 16h

Gratuito