Cine Tupy atual

Foto por Lunaé Parracho

Nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, o urbanista João Pena desenvolve a Expedição Cinema de Rua para discutir a relação entre os cinemas de rua e o centro de Salvador, considerando a importância desses locais e as mudanças ocorridas na dinâmica da cidade ao longo do tempo, mediando uma visita dos participantes a diferentes locais da capital baiana.

Do Campo Grande, ponto de encontro dos participantes da Expedição, o grupo parte para o Aquidabã e finaliza seu passeio pelo centro no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, com a participação do diretor e programador do espaço, Cláudio Marques.

A ação faz parte da programação educativa da mostra Tupy Todos os Dias, segunda exposição a integrar o projeto A Sala do Diretor, que aborda as propostas artísticas de Juarez Paraíso no Cine Tupy, que dialogavam ambiência, urbanidade, arte e cultura popular endereçando também a relação entre arte e cotidiano. A mostra apresenta ainda trabalhos de diversas gerações de artistas que dialogam com a aproximação entre a arte e o ambiente – natural ou mental – de cada um e está em exposição até o 30 de agosto no MAM-BA.

João Pena – Graduado em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atualmente integra o quadro técnico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e é mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), centrando sua pesquisa na relação entre os cinemas de rua e a cidade de Salvador, com destaque para os cines pornôs existentes no centro da cidade. Já publicou artigos em eventos acadêmicos e escreveu um capítulo do livro “Enlaçando Sexualidades” (EDUNEB, 2010), intitulado “Cinema pornô no Centro Histórico de Salvador”.

Expedição Cinema de Rua
Quando: 12/07 (sexta-feira), às 9h
Onde: concentração no Campo Grande
Gratuito

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!