A exposição Rubem Valentim, em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), foi prorrogada até 4 de março. A mostra reúne telas, serigrafias, relevos e esculturas do artista baiano, reconhecido como um dos mestres do Construtivismo brasileiro. A visitação é aberta ao público de terça a domingo, das 13h às 19h, e aos sábados, das 13h às 21h. A entrada é gratuita.


Com curadoria de Stella Carrozzo, diretora do MAM-BA, a exposição reafirma a importância da obra de Valentim para o cenário brasileiro ao mostrar os traços característicos, as formas de base geométrica e o caráter místico do artista, que podem ser vistos em obras de diferentes fases de sua carreira, entre as décadas de 1950 e 1980. Obras do acervo do museu e de coleções particulares compõem um conjunto que destaca a relação entre a tradição ocidental e as raízes africanas da cultura brasileira.

“A iconologia afro amerindia-nordestina-brasileira está viva – tão grande quanto o Brasil – e devemos nela beber, com lucidez e grande amor”, assim Rubem Valentim definia as fontes de sua arte, que possui um sentido monumental intrínseco. Escultor, pintor, gravador, o artista buscou a ressociabilização da arte, pertencendo ao povo e suas crenças.