Através de seus retratos, Lee Jeffries expõe novas facetas de pessoas ignoradas pela sociedade

Confira o trabalho do fotógrafo britânico Lee Jeffries. Suas imagens conseguem captar características e expressões de pessoas muitas vezes invisíveis para o restante da sociedade. Para que os retratos tenham um tom íntimo, Jeffries tenta criar uma conexão com cada um de seus “modelos” antes de usar a máquina fotográfica.

Nascido e criado na cidade de Manchester, Inglaterra, Jeffries atuava como fotógrafo esportivo e freqüentemente era requisitado para o registro de partidas de futebol. Em 2008, ao sair do estádio, se deparou com uma cena deprimente: uma menina dormindo em um saco de dormir no meio da calçada.  Jeffries havia encontrado sua nova fonte de inspiração.

Desde então, realiza diversas viagens ao redor do mundo na busca por novos registros. Metrópoles como Londres, Paris, Roma, Los Angeles e Nova York, foram apenas algumas das cidades visitadas, mas se tornaram grandes aliadas para o fotógrafo devido à grande quantidade de moradores de rua. Em sua galeria no flickr, Jeffries disponibilizou dezenas de imagens desta itinerância, onde é possível ver com clareza os sentimentos reprimidos dentro de cada fotografado.

Para que o projeto se tornasse realista, Jeffries mantém uma conversa informal, sem tomar nota ou gravar, e prefere fazer as imagens apenas enquanto conversa. Posteriormente, as imagens são processadas e o fotógrafo usa sombra e luz para realçar os olhos das pessoas e dar um tom sombrio ao trabalho.