O Projeto ‘Pinte no MAM Itinerante’ do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) é um dos destaques deste sábado (26), das 9h às 16h, no Sesi/Itapagipe (Av. Tiradentes, 1454, Caminho de Areia), em Salvador, integrando a Ação Global 2014. O projeto é de promoção social e de cidadania com serviços gratuitos dos mais variados oferecidos ao público.

pintenomamfotodivulgacao

Foto: Divulgação

O convite partiu da Representação Regional (Bahia/Sergipe) do Ministério da Cultura (MinC) para uma parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) que administra diversos espaços culturais através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), entre os quais o MAM-BA. “O ‘Pinte no MAM’ já está consolidado e a população de Salvador já demanda o museu com dezenas de crianças e adolescentes participantes”, esclarece Lica Moniz, coordenadora do Núcleo de Arte e Educação (NAE) do MAM-BA.

O MinC e a SecultBA entendem que a arte e a cultura também são bens que o cidadão tem o direito de ter acesso. Serão oferecidas instruções acerca de projetos e programas de incentivo à arte e cultura do MinC via políticas desenvolvidas em todo o país. Serão distribuídos folhetos, folders e livros sobre atividades apoiadas pelo MinC e pela SecultBA, além da exibição de vídeos das ações dessas instituições públicas.

Com a temática Qualidade de vida da família – a mulher como fio condutor, essa é a 19ª edição da Ação Global 2014, realizada em parceria pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Rede Globo. Segundo os organizadores, o tema deve-se à constatação de que as mulheres já compõem 70% da audiência das edições realizadas, além de atuarem como agentes de mobilização em suas famílias, levando filhos e maridos.

Em 2013, a edição nacional contou com 32 mil voluntários e realizou mais de 1,5 milhão de atendimento pelo país. Em 2014, a ação acontece em 26 cidades e no Distrito Federal. Dentre os serviços oferecidos estão o ‘Cozinha Brasil’, com um estande que oferece palestras educativas e degustação, ensinando o aproveitamento integral dos alimentos, e nutricionistas com dicas contra desperdícios, armazenamento de alimentos e formas de como torná-los mais saborosos. Campanha de vacinação contra hepatite B, orientação sobre nutrição infantil, e o Ministério Público com o projeto ‘Pai Legal nas Escolas’, para investigar paternidades ainda não assumidas, são alguns dos outros serviços gratuitos.

 

MinC e SecutBA na Ação Global 2014
Quando: 26/04/2013 (sábado)
Horário: 9 às 16 horas
Onde: SESI Itapagipe, Av. Tiradentes, 1.454, Caminho de Areia
Gratuito