O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo, convida a todos para participar do Encontro Aberto Salvador, que acontece nesta quinta-feira (23/01), das 16h às 18h, no Casarão do MAM-BA.
Dentro dos preparativos da 31ª Bienal de São Paulo e da 3ª Bienal da Bahia, esse encontro é parte de uma série de debates organizada pela equipe curatorial da mostra (Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv). O evento configura-se como parte fundamental da 31ª Bienal de São Paulo em seu impulso central de intercâmbio e formação.
Formulando questões, expondo intenções, ideias e desenvolvimentos preliminares ligados ao projeto curatorial, estes encontros em São Paulo e em diferentes cidades do Brasil e do mundo buscam incorporar artistas, críticos, curadores e o público em geral no processo de concepção e organização da exposição, servindo simultaneamente como ferramenta de pesquisa e como forma de avaliação crítica.
Os encontros são abertos, pois tornam o processo de pesquisa da Bienal de São Paulo e a discussão da equipe curatorial acessíveis para outras pessoas, grupos e contextos. Além disso, funcionam como plataformas que articulam e testam as ideias, instituições e direções que estão sendo tomadas. São também uma ocasião para questionar esses movimentos e o processo em geral, por meio da discussão em si e das considerações críticas que continuarão em cada encontro e que pretendem ser a base para novos passos.
Organizados pela Bienal de São Paulo em parceria com indivíduos ou instituições locais, como o MAM-BA, cada um desses encontros adota um formato diferente a fim de instigar o debate público em suas mais diversas possibilidades.
Encontros da mesma natureza aconteceram em São Paulo (setembro, outubro e novembro de 2013), Porto Alegre (outubro de 2013), Fortaleza (novembro d 2013), Recife (novembro de 2013), Lima, no Perú (novembro de 2013), e Belém (dezembro de 2013). Ainda estão previstos novos encontros em Belo Horizonte (06 de fevereiro de 2014), dentre outras cidades. Todos os encontros serão documentados e avaliados, com o resultado disponibilizado no site da Bienal de São Paulo (www.bienal.org.br) a fim de possibilitar o acesso ao projeto curatorial enquanto processo pedagógico aberto.