O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) realiza na próxima quinta-feira, 13, às 19h, a quarta edição do projeto Em Foco. Com o tema Fotografia e Arte Contemporânea, o evento é gratuito e vai reunir na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), profissionais, estudantes e interessados em discutir temas artísticos contemporâneos que dialoguem com produção fotográfica na Bahia.

O encontro será mediado pela fotógrafa Mariana David e conta com os profissionais André França, Mayra Lins e Alex Oliveira como convidados da mesa de debates. Além da discussão propositiva, o público poderá assistir uma projeção de imagens e fotografias selecionadas, na fachada da Biblioteca Central, além de adquirir livros, fotografias, bottons e outros produtos da Zona Franca do MAM-BA, disponíveis no espaço expositivo do Café da Sala Walter da Silveira.

O Em Foco é um projeto organizado pelo Núcleo de Arte e Educação do MAM-BA e pelo Labfoto (Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da Ufba) e foi idealizado pelo fotógrafo e professor de Fotografia do MAM-BA, Rafael Martins.

 

flyer-alterado (1)

Segundo o coordenador dos Cursos de Extensão do Labfoto/Ufba, José Mamede, a  proposta desta edição é discutir como a fotografia vem se tornando um objeto central no cenário artístico contemporâneo. “Queremos entender o que acontece com a fotografia quando ela sai de uma zona de conforto documental, moderna, e passa a dialogar com a ficção, com os mundos inventados da arte contemporânea, e quais as regras e modelos que regem a fotografia nesse universo expressivo e autoral”, explica o fotógrafo.

Em 2014, o projeto apresenta um ciclo de encontros com profissionais atuantes no campo da fotografia, incentivando a reflexão e o diálogo sobre questões presentes na sociedade contemporânea e sua relação com a prática. As três primeiras edições aconteceram nos meses de setembro, novembro e dezembro de 2013 e abordaram os Processos Criativos e Técnicas da Fotografia, o Fotojornalismo e a Imagem Documental.

Saiba mais sobre os palestrantes:

 

Retrato_Mariana David

Mariana David é fotógrafa e mestranda em História da Arte Latinoamericana na Universidad Nacional de San Martín (Argentina), na qual pesquisa sobre fotografias de família e fotografia contemporânea. Participou de exposições coletivas no Brasil, como o 9º Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia (RJ); Circuito das Artes (BA), Perspectiva OlhaVê – Instituto Oi Futuro (MG); Festival Devercidade – Instituto da Fotografia (CE), Prêmio Itaú Cultural de Artes Visuales (Argentina), Fotograma – Encuentro Internacional de Fotografia (Uruguai) e Documentales y Fotografias de América Latina (Espanha).

Em 2008, realizou sua primeira exposição individual na Galeria Pierre Verger, em Salvador. Em 2009, foi premiada nos Salões de Artes Visuais da Bahia, em Juazeiro. Foi finalista do Prêmio Bridgestone de Arte Emergente e, atualmente, é finalista do Prêmio Itaú Cultural de Artes Visuales, ambos na Argentina.

Saiba mais em cargocollective.com/marianadavid

andre_francaAndré França é artista autodidata e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Realiza seus projetos em Salvador e também em outras cidades e países. Desde 2003, seu trabalho tem sido mostrado em exposições individuais e coletivas, como os Salões de Artes Visuais da Bahia (2013), Circuito das Artes (2013, 2012, 2009, 2007), Bienal do Recôncavo (2012, 2010), galeria A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2009), ICBA/Goethe-Institut (2008), Mercado Cultural América Latina (2005).

Seu trabalho integra coleções particulares no Brasil, Estados Unidos e Áustria e foi publicado em revistas e websites especializados em fotografia contemporânea, tais como 10×15 (Madri, 2011), Lenscratch (Los Angeles, 2011), Dodge & Burn (Nova York, 2011), Urbanautica (Treviso, 2011), Unless You Will (Melbourne, 2011), 591 Photography (Estocolmo, 2012), art photo index (Santa Fe, 2012), Galleray (Nova York, 2012), F-STOP Magazine (Chicago, 2013), OLD (São Paulo, 2013) e Lens Culture (Paris, 2014).

Saiba mais em www.andrefranca.com

foto de divulgação_mayra lins cortadaMayra Lins é formada em Psicologia (PUC-SP) e mestranda no PPGAV – UFBA, na linha de pesquisa de Processos Criativos nas Artes Visuais. A partir de 2011, passou a compartilhar suas criações em diferentes linguagens artísticas, e neste mesmo ano recebeu o 3° prêmio no I Salão do Salvador Fotoclube, Menção Honrosa no Concurso Nil (DF), e o 2° prêmio nos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia – Alagoinhas. Desde 2000, exercita o estudo e pesquisa em Poesia, Filosofia e Artes. Criou foto-ilustrações para o livro comemorativo dos 90 anos de Mestre Didi (2008).

Em 2013, os projetos Salvador Expandida, e Coaty Ocupação Artística, dos quais é co-idealizadora foram aprovados em editais da SECULT-BA. A artista foi selecionada para a III Mostra de Performance – Imagem e Identidade, para os Salões de Artes Visuais da Bahia – 2013, com três diferentes trabalhos para as cidades de Feira de Santana, Barreiras e Teixeira de Freitas. Além disso, participou da nova edição do Circuito das Artes, e foi responsável pela fotografia do livro ‘Morde pra cima’.

Saiba mais emmayralins.virb.com

foto divulgação_Alex OliveiraAlex Oliveira é natural de Jequié (BA) e graduando do curso de Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Ufba. Em 2009, trabalhou como monitor no Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação (Labfoto), tendo como foco o estudo da técnica fotográfica (cor, luz e composição). Em agosto de 2011, realizou sua primeira exposição individual, intitulada ‘Aurora Descoberta’, na Aliança Francesa de Salvador, fazendo um recorte da sua produção diária envolvendo temas como arquitetura, vida íntima e performance.

Em 2012, ganhou o Prêmio Menção Honrosa nos Salões de Arte Visuais em Jequié, com a obra Cidade Babilônia. Participou dos Salões Regionais de Porto Seguro com a série “Retratos de Família”. Expôs na XI Bienal do Recôncavo, em São Félix, com a obra Cidade Sitiada, um ensaio realizado em fevereiro de 2012. Em janeiro de 2013, realizou a exposição individual Ritos de Passagem no Oliveira’s Bar, no Santo Antônio Além do Carmo, bairro do Centro Histórico de Salvador.

Saiba mais em www.facebook.com/alex.oliveira

 

EM FOCO#4 | Fotografia e Arte Contemporânea
Quando: quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014, a partir das 19 horas
Onde: Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris)
Quanto: Gratuito
Informações: 71 3117-6141