MAM-BA recebe Itinerância Videobrasil 2012-2013 com obras premiadas no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil 

 A exposição com destaques da produção artística contemporânea que integra o projeto Itinerância Videobrasil 2012-2013 chega ao Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) no dia 11 de abril. A seleção de nove obras, que inclui uma instalação, cinco videoinstalações e 3 vídeos, trata-se do conjunto de trabalhos premiados na mostra competitiva realizada em 2011 em São Paulo. A mostra tem co-realização do Sesc-SP e  fica em cartaz até 12 de maio de 2013, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. A entrada é gratuita. 

As Itinerâncias Videobrasil são realizadas desde a década de 1980 e têm como objetivo multiplicar a visibilidade das obras que marcaram a mostra competitiva Panoramas do Sul a cada edição do Festival. Mais de vinte mostras itinerantes já levaram arte contemporânea a cidades no Brasil e no exterior e a Bahia foi escolhida para receber a última exibição da exposição no país. São trabalhos de Akraam Zatari, Claudia Joskowicz, Adriano Costa, Liu Wei, Gabriel Mascaro, Dirceu Maués, Carla Zaccagnini, Moran Shavit e Natasha Mendonca.

Escolher o MAM-BA para abrigar a última exibição desta exposição no Brasil é especialmente significativo para o Videobrasil porque, além de ser uma das mais importantes instituições artísticas da região e do país, o Museu dedica especial atenção à linguagem da videoarte, com dois programas regulares dedicados ao audiovisual na arte. Apesar da atual abertura do Festival a todos os formatos, sabemos que a videoarte ainda é central na produção contemporânea, como testemunha a própria seleção de obras apresentadas aqui” afirma Solange Farkas – diretora da Associação Cultural Videobrasil.

A mostra se completa com programação educativa desenvolvida pelo Núcleo de Arte e Educação do MAM-BA, oferecida a diferentes públicos durante o período da exposição. A primeira ação é o Ciclo de Conversas sobre Arte e Educação que acontece nos dias 24 de abril, 04 de maio e 07 de maio. Uma oficina com a Técnica de Pinhole, com Dirceu Maués, artista premiado na mostra e presente nesta itinerância, também faz parte da programação educativa. A oficina acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril. 

Exposição Itinerância Videobrasil 2012-2013 Panoramas do Sul

Abertura: 11 de abril

Local: Galeria 3, Capela do MAM-BA e Sala do Diretor

Gratuito

Informações: (71) 3117-6141

Endereço: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão, Salvador

 

Programação Educativa – Itinerância Videobrasil

CICLO DE CONVERSAS SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO: A ARTE CONTEMPORÂNEA E SEUS PROCESSOS

Compreendendo-se o universo da arte como forma de experimentar e criar percepções do mundo, os encontros propostos tem como objetivo estabelecer um canal de interlocução entre pesquisadores, artistas, educadores e estudantes.

OFICINA DE PINHOLE
CONVIDADO: DIRCEU MAUÉS

O artista e fotógrafo Dirceu Maués propõe experimentos com o processo básico de produção de imagens utilizando câmeras artesanais pinhole.
DIAS: 15 – 16 -17 de abril (SEGUNDA, TERÇA-FEIRA e QUARTA-FEIRA)
15H ÀS 18H - GALPÃO DAS OFICINAS E CINEMA DO MAM-BA - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A ARTE E SEUS PROCESSOS: A LINGUAGEM DA PERFORMANCE
CONVIDADO: ZMÁRIO
O performer e pesquisador Zmário abordará o histórico sobre a linguagem da performance e construirá junto a educadores, estudantes e demais interessados, proposições em um laboratório experimental criativo.
DIA: 04 DE MAIO (SÁBADO)
15H ÀS 17H
CINEMA DO MAM-BA e PARQUE DAS ESCULTURAS
Entrada gratuita

AS RELAÇOES ENTRE O ESPECTADOR E OS TRABALHOS DE ARTE: PROCESSOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL
CONVIDADO: TONICO PORTELA
O artista, pesquisador e professor Tonico Portela fará uma abordagem em torno dos conteúdos e das práticas que podem ser trabalhados pela mediação cultural a partir de obras da mostra Itinerância SESC_VÍDEOBRASIL.
DIA: 07 DE MAIO
15H ÀS 17H

ARTE CONTEMPORÂNEA: O QUE É ISTO?
CONVIDADO: AYRSON HERÁCLITO

A partir de sua obra, o artista, pesquisador e professor Ayrson Heráclito fará uma abordagem sobre a arte contemporânea, percorrendo períodos da história da arte e seus contextos.

DATA:08 de Maio (QUARTA-FEIRA)
9h ÀS 11h30
NÚCLEO DE ARTES VISUAIS
ESCOLA PARQUE I CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO
Entrada gratuita

 

ATIVIDADES PERIÓDICAS

PROJETO ZOOM.IN ZOOM.OUT
O projeto Zoom.in Zoom.out busca estreitar as relações entre o museu e a cidade, estabelecendo vínculos com o entorno e a região metropolitana. Com o objetivo de realizar uma preparação para as visitas aos espaços do museu, no sentido de torná-las mais interessantes e proveitosas para cada um dos participantes, uma equipe de educadores do MAM vai até as escolas e instituições, promovendo atividades de sensibilização estético-artísticas e de educação patrimonial. Posteriormente, os estudantes e seus professores realizam visitas mediadas ao MAM-BA, nos espaços expositivos e sítio arquitetônico do Solar do Unhão.

Turno: matutino (nas escolas e instituições) e vespertino (no museu)
Telefone: 71 3117-6141
e-mail: educativomam@gmail.com

REDES MÁGICAS

Visitas mediadas aos espaços expositivos, com posterior realização de ações poéticas. Propostas por Ana Rachel Shimiti, as Redes Mágicas são voltadas para público infanto-juvenil.
AOS DOMINGOS - 15H ÀS 18H - RAMPA DO PÁTIO DAS MANGUEIRAS

PROJETO LINHA DO ABRAÇO

Projeto especial de educação artística, estética e patrimonial acolhido pelo MAM BA que tem como objetivo proporcionar maior aproximação do público infanto-juvenil, de comunidades e escolas, à produção contemporânea de artes visuais.
ÀS QUINTAS-FEIRAS - 15H ÀS 17H - PARQUE DAS ESCULTURAS – SALA DOS ARCOS
GRUPO PREVIAMENTE CONTACTADO

VISITAS MEDIADAS AGENDADAS
Visita agendada, acompanhada por mediadores culturais ao sítio arquitetônico e paisagístico, Parque das Esculturas e aos espaços expositivos.
TERÇA A DOMINGO - 14H E 16H - 3117 6141 - educativomam@gmail.com

MANHÃS NO PARQUE
Visita agendada, acompanhada por mediadores culturais ao Parque das Esculturas, no turno matutino.
QUARTAS-FEIRAS - 10H ÀS 12H - 3117 6141 - educativomam@gmail.com

VISITAS MEDIADAS ESPONTÂNEAS
Visita de grupos espontâneos, com o acompanhamento de um mediador cultural.
TERÇA A DOMINGO – LOJA DO MUSEU - 15H E 17H