Com o objetivo de possibilitar um olhar mais preparado para o ensino da arte dentro das escolas, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), promove a Oficina A História da Arte e as relações com a cidade. O evento é destinado aos professores da rede estadual e acontece nos dias 16 e 17 de julho, das 9 às 12h, no auditório do IAT.

Oficina trata da relação entre a cidade e a arte

Oficina trata da relação entre a cidade e a arte

São oferecidas 50 vagas e as inscrições devem ser feitas no Portal da Educação. Dentro da programação da oficina, estar uma breve trajetória da história da arte, abordando como a arte produzida em seu tempo demonstra o pensamento de sua época e os modos de vida, observando as quebras de paradigmas nas linguagens artísticas e como a cidade interfere nesta produção. Uma atividade prática finalizará a ação.

A oficina será ministrada por Priscila Lolata, mestre em História da Arte (MAV-UFBA) e doutoranda (FAU-UFBA) em Processos Urbanos Contemporâneos, que desenvolve um trabalho sobre a intervenção artística na cidade contemporânea. Priscila atua como docente nos cursos de pós-graduação em Artes Visuais e de Gestão Cultural do Senac-BA e tem experiência como docente em cursos de graduação, sempre com disciplinas relacionadas à história da arte. É crítica de arte e realizou diversas curadorias de exposições nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador. Atualmente, compõe o Núcleo de Arte Educação do Museu de Arte Moderna da Bahia, realizando a curadoria educativa do museu.

Arte dentro das escolas – Quando o educador Paulo Freire afirmou que “cada época tem seus temas”, quis revelar que cada momento tem uma situação própria e a integração exige a compreensão das características da sociedade. O processo de integração ou socialização realiza-se no jogo de relações do homem com o mundo e do homem com os homens; criando, recriando e decidindo conformam-se as épocas históricas das quais participa. Para Freire, o único modo pelo qual o ser humano realizará sua vocação natural de integrar-se é através da permanente atitude crítica, desenvolvendo a capacidade de compreensão do mundo que é mediada pela “captação dos temas e tarefas de sua época”. Diante disto é possível desmistificar a arte contemporânea e levá-la a uma interpretação de tal modo que passe a fazer sentido na vida das pessoas.

Oficina “A História da Arte e as relações com a cidade”
Onde: Instituto Anísio Teixeira – IAT, Paralela
Quando: 16 e 17 de julho de 2013, das 9 às 12h
Público: Professores dos Programas de Reestruturação da Secretaria de Educação da Bahia
Inscrições: no Portal da Educação