Como ser feliz no Século 21? Esta é a provocação da primeira edição do projeto Cursos Livres, realizado pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, que vão colocar em pauta a discussão de temas contemporâneos e interdisciplinares, ligados a diferentes áreas do conhecimento, como economia, cultura, física, arquitetura e política, entre outras. As aulas acontecem no Auditório Nilda Spencer, no Conselho Estadual de Cultura da Bahia, com início no dia 12 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir do dia 31 de julho, por meio da página www.cursoslivres-mam.ufba.br.

Qualquer pessoa pode participar do curso, que é dividido em seis módulos, ministrados, cada um, por dois professores da UFBA de diferentes áreas. As aulas acontecem até novembro, de segunda a quarta, das 9h às 11h, de forma intercalada e com frequência quinzenal. Os interessados podem se inscrever em um ou em todos os módulos e receberão um certificado na conclusão das atividades.

De acordo com o diretor do MAM-BA, Marcelo Rezende, a iniciativa pretende proporcionar um espaço de diálogo e estreitar as relações entre o pensamento acadêmico e o desenvolvimento social. “Os cursos foram inspirados em dois projetos europeus: a Universidade Livre, da Alemanha, e a Universidade de Todos os Saberes, criado pelo governo francês. A proposta é fornecer a todos os envolvidos uma ideia sobre o momento e o tempo em que a pessoa está vivendo e quais são os avanços e o lugar da ciência neste exato momento”, explica o diretor.

Aulas acontecem no Conselho Estadual de Cultura

Aulas acontecem no Conselho Estadual de Cultura, no Campo Grande

As questões, em formato de propostas educativas – que compreendem práticas e saberes diversos das várias áreas das ciências, cultura, artes e tecnologia – serão selecionadas por uma comissão composta de representantes do museu e da universidade. Os professores tiveram até o dia 25 de julho para enviar propostas, cujo formato foi descrito em um edital. Esta primeira edição será realizada fora dos espaços do museu, por conta da reforma arquitetônica em suas dependências.

As próximas edições dos Cursos Livres, a partir de 2014, devem voltar ao MAM-BA, aproximando ainda mais os participantes do universo sociocultural. Entretanto, pelo menos duas aulas de cada módulo devem ser ministradas em diferentes campi da universidade, em ações que transcendam as salas de aula.

PARCERIA – O projeto dos Cursos Livres surgiu a partir da relação de proximidade entre o MAM-BA e a UFBA, com o objetivo de expandir conhecimentos e discussões para fora dos “muros” das duas instituições. A própria universidade já possuía o programa Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), que promove a interação entre a sociedade civil com o universo acadêmico.

Para a Pró-Reitora de Extensão da UFBA, Profa. Dra. Blandina Felipe Viana, fomentar esta interação amplia as possibilidades de produção do conhecimento e contribui para a formação de profissionais cidadãos. “A universidade pública, nesse terceiro milênio, tem o dever de ser culturalmente engajada, comprometida com a solução dos problemas que afligem a sociedade contemporânea. A parceria com instituições como o Museu de Arte Moderna da Bahia, igualmente comprometidas com estes objetivos, potencializa e garante o sucesso destas ações”, enfatiza.

Cursos Livres do MAM-BA
Início: 12 de agosto
Onde: Auditório Nilda Spencer – Conselho Estadual de Cultura da Bahia (anexo ao Palácio da Aclamação – Avenida Sete de Setembro, 1330 – Centro)
Inscrições: De 31 de julho a 11 de agosto, no site www.cursoslivres-mam.ufba.br
Mais informações: 71 3117-6139