O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) apresenta o trabalho multimídia das artistas Ana Paula Pessoa e Rachel Mascarenhas na exposição Trajetos…trajetórias, que entra em cartaz no dia 26 de março, às 19h. A mostra traz registros sonoros, fotográficos e audiovisuais coletados nas cidades de São Paulo e Salvador durante o período de residência artística, em 2010, resultado do Prêmio do XV Salão Bahia, realizado pelo MAM-BA.
Com a proposta de mostrar o trânsito de afetos na construção de uma ponte subjetiva entre as duas capitais, as artistas trabalharam simultaneamente nas duas cidades, postando as imagens no blog trajetostrajetorias.blogspot.com, ainda acessível. A partir daí, foi realizada a edição dos vídeos e a escolha das fotografias que compõem a mostra. “O processo é muito mais interior do que exterior. Existem semelhanças entre as cidades e, às vezes, elas se confundem. Por ser uma câmera subjetiva, em muitos momentos o espectador não consegue identificar, nas obras, quem está filmando ou onde a pessoa se encontra”, explica Rachel.
Esta é a primeira vez que as artistas realizam uma exposição conjunta. A parceria começou em 2002, quando as duas foram alunas do curso de Teoria da Arte, ministrado no MAM-BA pelo arquiteto e artista baiano Almandrade. Desde então, o estudo e as investigações em artes visuais contribuem para a produção de trabalhos que trazem o corpo como foco. Na mostra, o visitante confere temas voltados para a arte contemporânea, como a expansão do audiovisual, o uso da internet como veículo de apresentação e de conteúdos de trabalhos de arte. Fora isso, a dupla aborda as diferentes percepções do tempo e espaço e questões relativas à produção artística coletiva.
No dia da abertura da mostra, às 21h, as artistas realizarão a performance Fio de Ariadne, em que um mesmo fio tem em suas extremidades dois carretéis enrolados ate o centro. Cada artista pega um carretel e segue seu trajeto independente, deixando rastros de fio por onde passar.
Programação educativa – No dia 28 de março, Ana Paula Pessoa e Rachel Mascarenhas participam do Encontro com as Artistas, que faz parte da programação educativa do museu e é aberto ao público. As duas aproveitam a oportunidade para falar sobre a experiência durante a residência artística, entre março e abril de 2010, a partir do prêmio recebido no XV Salão do MAM-BA. O evento acontece no Cinema do MAM, a partir das 15h, com entrada gratuita.
A programação segue com a oficina Errâncias: captura de imagens-afeto, ministrada pelas duas artistas nos dias 04, 11 e 18/04, das 14h às 17h, na Galeria 3 do museu. Em cada encontro, será produzido um vídeo a partir de imagens capturadas pelos participantes e editadas pelas artistas, que será exposto no local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail educativomam@gmail.com. Mais informações pelo telefone 3117-6141.
Serviço
Exposição: Trajetos…trajetórias
Abertura: 26 de março de 2012, às 19h
Local: Galeria Subsolo
Visitação: 27/03/2012 a 29/04/2012
Horários: Terça a domingo, das 13h às 19h, e sábados, das 13h às 21h.
Entrada gratuita