Apresentação
Ao pé de uma ladeira íngreme de pedras irregulares, circundado por mangueiras imponentes, banhado pelas ondas do mar e premiado pelo mais belo por do sol da cidade de Salvador. É neste belíssimo cartão postal chamado Solar do Unhão que se encontra o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país, por onde passa um público aproximado de 200 mil pessoas por ano.
Exposições de artistas visuais consagrados do Brasil e exterior movimentam as cinco salas expositivas do museu, inserindo definitivamente o MAM no circuito nacional de arte contemporânea. O museu conta ainda com uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema. Sedia também eventos artísticos culturais de diferentes linguagens e possui um programa permanente de ações educativas.
Solar do Unhão
O Solar do Unhão foi construído no séc. XVII, em sítio histórico, em terras pertencentes a Gabriel Soares e doadas por testamento aos Beneditinos no séc. XVI.
No séc. XVII, 1690, residia o Desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco. No início do séc. XVIII, o Solar foi vendido a José Pires de Carvalho e Albuquerque, que estabeleceu morgado (propriedade que não pode ser vendida, é herdada pelo primogênito).
Por volta de 1740, surgem as primeiras notícias sobre a construção da Capela do Solar. No mesmo século, a casa recebeu feições mais requintadas, tendo sido colocados o chafariz e os painéis de azulejo portugueses no passadiço que ainda hoje dá acesso ao pavimento nobre do Casarão. A Capela é reedificada e consagrada à Nossa Senhora da Conceição. Após esse período áureo, ao final do mesmo século, a fazenda do Unhão passa a ser conhecida como Solar do Unhão.
No início do séc. XIX, o Solar foi arrendado, iniciando a partir daí um processo crescente de degradação do conjunto, com a instalação sucessiva de fábricas, incluindo uma de rapé, que funcionou até 1926. Já ao final da década de 40, produziu derivados de cacau e manufaturas diversas, sediou oficinas e foi transformado em trapiche, depósitos de combustíveis e mais tarde, durante a 2ª Guerra Mundial, em quartel para os fuzileiros navais.
Em 1943, o Solar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo depois, no início da década de 60, adquirido e restaurado pelo Governo do Estado da Bahia, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi, para instalar o Museu de Arte e Tradições Populares. A partir de 1963, passa a sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia, que já vinha movimentando a cultura baiana desde a sua inauguração em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves.
17 comentários
Ana Telma Alves says:
Apr 15, 2014
Sou uma apaixonada por Museus, moro em Feira de Santana e estive no MAM-BA apenas uma vez, mas vou ficar atenta e me programar para contemplar os diversos eventos artisticos culturais que esse espaço maravilhoso nos oferece!!
bahiamam says:
Apr 15, 2014
Que bom, Ana!
Continue visitando o Museu de Arte Moderna da Bahia!
Eber says:
May 8, 2014
Bom dia !
Parabéns a todos que fazem do MAM-BA, um lugar lindo e pulsante !
“…eu vou pra Bahia…”
Eber
soledad says:
May 22, 2014
boa tarde! eu vou para agosto. quanto custa a entrada?
bahiamam says:
May 24, 2014
Soledad, a entrada do MAM-BA é gratuita e aberta ao público!
João says:
Jun 1, 2014
Informações que seriam importantes no site:
dias e horários de visita!
bahiamam says:
Jun 9, 2014
Olá, João! Agradecemos sua sugestão e colocamos em evidência essas informações. Confira! http://bahiamam.org/contato/
Roberto Dias says:
Aug 6, 2014
O Solar do Unhão é um dos mais belos projetos de recuperação de espaços arquitetônicos executado pela Lina Bo Bardi, gostaria que me informa-se
a onde se encontra o acervo formado por ela para o “Museu de Are e Tradição Popular”
bahiamam says:
Aug 11, 2014
Olá, Roberto! Tudo bem?
O acervo de Lina Bo Bardi está em exposição, no Solar Ferrão.
Abraços!
Stephanye Hohenfeld says:
Aug 22, 2014
Ansiosa para conhecer o MAM. Daqui a uns dias estarei lá.
Estou amando minha tour da 3ª bienal. Primeiro Rodin a agora o MAM.
#feliz
bahiamam says:
Aug 25, 2014
Stephanye, estamos te esperando!
Estamos felizes que está aproveitando o #TourBienal.
Curta bastante e apareça aqui no museu!
Abraços!
JULIANA MENDES says:
Aug 27, 2014
CONSIDERO O MAM, UM LOCAL ALÉM DE MARAVILHOSO, MARCANTE EM MINHA VIDA, LOCAL LINDO DE MEDITAÇÃO E CONTATO COM A NATUREZA, COM AS ARTES,COISAS QUE REVIGORAM A ALMA, E NOS FAZ CRESCENTES CONTINUAMENTE, EU QUE SOU ADMIRADORA DO GRAFITE TAMBÉM, E VEJO COISAS QUE TRAZEM INSPIRAÇÃO PARA MIM,EM TODOS OS ÂMBITOS SE FALANDO, FREQUENTO O MAM DESDE OS 15 ANOS, HOJE TENHO 28 ANOS, E PRETENDO TÊ-LO COMO UM LOCAL SINGULAR ETERNAMENTE, É UM CASULO PARA MIM!!!RECOMENDO UMA VISITA!!!BEIJÃO!
bahiamam says:
Aug 28, 2014
Juliana, agradecemos seu apoio! Ficamos sempre felizes com sua visita.
Venha mais vezes!
Abraços!
JULIANA MENDES says:
Aug 27, 2014
FAÇO PARTE DE UM CURSO TÉCNICO NA ÁREA DE NUTRIÇÃO, QUERIA SABER SE VOCÊS REALIZAM PROJETOS ACOPLADOS À SAUDE TAMBEM? COMO PESO, ALTURA, PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EMFIM, BEIJOS E BOA NOITE!
bahiamam says:
Aug 28, 2014
Não temos nenhum projeto com este foco no momento, mas fique ligada em nossas notícias, pois algum encontro pode te interessar!
Abraços!
yvone says:
Aug 31, 2014
Olá, parabéns pelo trabalho de vocês.
Gostaria que fosse publicado a programação de cursos para 2015.
obrigada
yvone veras
bahiamam says:
Sep 2, 2014
Olá, Yvone! Tudo bem? Nossa programação de oficinas e cursos de 2015 só será divulgada posteriormente.
Continue acompanhando nossas novidades!
Abraços!