A partir do dia 18 de maio, o projeto Remue-ménage ocupa as Galerias 1 e 3, Galeria Subsolo e o Pátio Flamboyant do MAM-BA com intervenções, performances, encontros e oficinas de artistas brasileiros e suíços, movidos por questões acerca da arte contemporânea. A ideia é da associação suíça Charlatan, que reúne neste projeto pesquisadores do Brasil e da Suíça ligados a um tema comum: as relações de gênero e o feminismo.

O nome Remue-ménage remete à proposta interativa, colaborativa, transcultural e, sobretudo, desestabilizadora das artes hoje. De acordo com a artista Sarah Glaisen, membro de Charlatan e uma das participantes da mostra, a expressão representa ainda a ideia de modificar o pensamento, possibilitando novas reflexões sobre o conceito de arte contemporânea. A exposição é gratuita e fica em cartaz até 22 de julho.

Com a proposta de mostrar os processos de criação e produção nas artes, a mostra divide-se em quatro trabalhos, nomeados de ateliês, que vão ficar nos diferentes espaços do museu. Em ‘We can do it’, o suíço Jean-Damien Fleury fará intervenção com flyers produzidos no período da montagem em Salvador, a partir de entrevistas com transeuntes de locais estratégicos da cidade.

“Meu interesse são as relações humanas. Gosto muito da ideia de trabalhar e pensar de forma coletiva sobre as preocupações que vêm de pontos de vista divergentes. Em geral, o universo da arte é subjetivo, com autorreferências, desconectado da realidade”, explica Jean-Damien Fleury, que também é presidente da associação Charlatan.

O artista baiano Adailton Santos é o autor do ateliê ‘Acadêmico’, que vai discutir questões sobre arte contemporânea, incluindo a perspectiva de gênero, no Cinema do MAM. Com uma temática mais ampla, o ateliê ‘Fora de Mim’, da suíça Esther Maria Jungo, propõe uma abordagem histórica. Através da exposição de obras contemporâneas, o público é incentivado a sentir e pensar livremente sobre a proposta das obras, sem que haja uma imposição ou orientação a ser seguida.

O lounge das artistas Nicole Rechsteiner e Mireille Henry vai funcionar na Galeria 1. O ateliê será um tipo de um gabinete de curiosidades, um espaço artístico e de documentação no qual os visitantes podem não apenas tirar dúvidas sobre a mostra, mas também sobre outros temas da atualidade. Vídeos, fotografias, objetos, livros e computadores com acesso à internet vão auxiliar a pesquisa dos visitantes sobre temas propostos.

O projeto Remue-ménage também alinha-se ao Núcleo de Arte e Educação do MAM-BA, com a realização da Visita Mediada pelos Artistas, no dia 19 de maio (sábado), das 16h às 18h.

Parceria – Após o período de exposição em Salvador, Remue-ménage se prepara para entrar em cartaz na cidade de Friburgo, na Suíça. Com a mesma temática, a mostra vai ganhar os espaços públicos da cidade europeia, como feiras livres e teatros. A parceria entre os dois países é o resultado da proposta de trabalho da associação Charlatan, de fomentar o intercâmbio e estreitar as relações com os locais que vão receber as obras dos artistas.

A escolha de Salvador para sediar o projeto surgiu a partir do encontro entre Sarah Glaisen – que mora na capital baiana há dois anos – e Adailton Santos. “Temos aqui um lugar muito interessante, por causa do perfil da cidade para o intercâmbio, com encontros entre culturas e histórias diferentes”, explica Sarah Glaisen.

A associação, criada em 2006, já realizou diversos projetos coletivos em cidades como Paris e Bruxelas. A última exposição aconteceu em 2010, na República Democrática do Congo, abordando questões relacionadas ao colonialismo.

Charlatan – Grupo de pesquisa que cria, seleciona, fomenta e produz projetos na área das artes visuais contemporâneas, a associação suíça Charlatan promove o diálogo entre culturas e disciplinas artísticas distintas. Em todos os projetos, que acontecem em parceria com outras cidades, são exibidas as obras dos artistas da associação e também dos convidados que produzam trabalhos ligados ao tema principal de cada mostra.

SERVIÇO
Exposição: ‘Remue-ménage’, Coletivo Charlatan
Abertura: 18 de maio, às 19h
Local: Galerias 1, 3 e Subsolo do MAM-BA
Visitação: 19 de maio a 22 de julho
Horários: terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Entrada gratuita

Endereço: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão, Salvador, Bahia
Informações: (71) 3117 6139