Museu de Arte Moderna da Bahia recebe, de 19 de setembro a 20 de novembro, a exposição Sob o mesmo céu, da artista e fotógrafa Beatriz Franco. Em sua segunda exposição individual na Bahia, a artista proporciona uma experiência sensorial que parte da imersão num ambiente criado especialmente para esta exposição, na Capela do MAM-BA, possibilitando ao espectador a construção de uma relação com o espaço.

Em suas obras, Beatriz sintetiza o pensamento de que tudo pertence a um mesmo macrocosmo do qual fazemos parte, Conceito já presente na filosofia pré-socrática. Desta maneira, a artista estabelece um diálogo com o ser humano, com a sua presença na natureza, com a sua própria natureza humana, com o tempo e com a palavra. Para o artista visual e curador Ayrson Heráclito – também professor da UFRB – “Sob o mesmo céu” é a tradução visual da qualidade poética da artista, e completa: “Beatriz Franco faz poesia brasileira, cristalina e precisa – na melhor tradição de Cecília e Cabral”.

Beatriz Franco

Nascida em Salvador, Beatriz Franco é formada em psicologia, mas desde cedo demonstrou sua paixão pela fotografia, ao iniciar seu aprendizado aos sete anos. Freqüentando o ateliê do pintor argentino Alejandro Kantemiroff, Beatriz desenvolveu o estudo do desenho como pesquisa e expressão do inconsciente, conceito que aprofundou nos anos seguintes em seus trabalhos com a fotografia.

No ano de 2009, a artista fez uma residência artística na Itália, através de prêmio concedido pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Em 2010 recebeu o prêmio Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo, fruto do trabalho que desenvolveu na Itália. Já em janeiro de 2011 faz sua primeira exposição fora do Brasil na prestigiada galeria Carla Sozzani em Milão.

No dia 22 de setembro, a partir das 16h, o público terá a oportunidade de participar de uma visita mediada à instalação com a artista, promovida pelo Núcleo de Arte e Educação do MAM-BA.