As inscrições para a 2ª edição do projeto Cursos Livres, promovido pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), acontecem do dia 13 de junho a 14 de julho. Com o tema É Tudo Nordeste?, esta edição do projeto faz parte da programação educativa da 3ª Bienal da Bahia.
INSCREVA-SE AQUI!
As aulas começam dia 23 de julho e vão até 9 de agosto na Biblioteca Pública dos Barris, com carga horária total de 9h. Os participantes podem se inscrever gratuitamente em mais de um curso.
Inspirados na obra Os Sertões de Euclides da Cunha, os cursos são divididos em três eixos: o ambiente natural onde a ação se desenrola (Terra), o da psicologia e cultura dos protagonistas da ação (Homem) e o dos conflitos nela envolvidos (Luta).
A intenção é propor minicursos interdisciplinares que provoquem a reflexão de temas atuais, analisados por diferentes áreas do conhecimento, como economia, cultura, ciências exatas, arquitetura e política, entre outras.
As inscrições podem ser feitas pela plataforma Gere | UFBA: http://www.cursoslivres-mam.ufba.br/. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ou (71) 3117-6141.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
MC1 – Salvador: Território Empreendedor
Profª/Coordenadora: Denise Ribeiro (Coordenadora do CIAGS | EAUFBA)
2ª Prof.ª – Tânia Moura Benevides (Escola de Administração)
Encontros: 23, 24 e 25 de julho (manhã)
Eixo: Luta
Ementa do Curso: Desenvolvimento e território. Empreendedorismo e suas contribuições para o desenvolvimento territorial. Conceitos e breve histórico do empreendedorismo. Características empreendedoras, competências empreendedoras, geração de ideias. Mecanismos e procedimentos para a criação de empresas. Empreendedorismo social. Macro tendência de negócios. Empreendedorismo em Salvador – Limites e Oportunidades.
MC2 – Corpo e suas Metáforas – A Cultura no Passado e no Presente – É Tudo Nordestino?
Profª/Coordenadora: Maria Cecilia de Paula Silva (Faculdade de Educação/ UFBA/ Dep. III).
2º Prof.º: Miguel Angel Garcia Bordas (FACED/ UFBA/ Dep. I)
Encontros nos dias: 23, 24 e 25 de julho – tarde
Eixo: Homem
Ementa do Curso: Desvelar o corpo e a cultura na sociedade contemporânea que se encontram imbricada, embora imperceptíveis, na estrutura social questionando se tudo isso é Nordeste. Empreender uma compreensão crítica e contemporânea do Nordeste brasileiro, contribuindo para a reflexão espaço, tempo e identidade a partir da discussão entre corpo e cultura, discutindo os seguintes tópicos:
- O corpo do Homem do Nordeste e processos de construção social do corpo, a partir dos conceitos e caracterizações apontadas na obra literária Os Sertões, de Euclides da Cunha (força, masculinidade, virilidade, potência, entre outros);
- O impactos dos padrões de homem nordestino com a realidade atual a partir das concepções de corpo;
- As culturas nacionais e regionais como comunidades imaginárias;
- As mutações do homem por meio da imagem do corpo: o século XXI;
- Do padrão corporal – o corpo objeto – ao sujeito histórico: apontamentos para uma educação emancipatória;
- A poésis do corpo no tempo presente: captação do corpo e suas expressões;
- A magia do olhar em movimento: exposição imagética, poética, literária, fílmica.
MC3 – Terraplanagem – O Corpo e a Voz
Profª/Coordenadora: Leda Maria Fonseca Bazzo (Faculdade de Fonoaudiologia)
2º Prof.º: Francisco Antonio Zorzo (IHAC – BI Humanidades)
Encontros nos dias: 31.07 e 01, 02 de agosto – manhã (09h às 12h)
Eixo: Terra
Ementa do Curso: A relação do corpo e da voz com a terra, tendo por base de evocação o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. A oficina deve procurar trazer o vigor do livro que retrata a Guerra de Canudos para a Contemporaneidade. A redefinição do tema da terraplanagem no contexto do corpo e da cultura.
MC4 – Ex- votos: Um Olhar Sobre a Preservação do Patrimônio Imaterial na Bahia
Profª/Coordenadora: Ana Paula Rocha do Bomfim (Faculdade de Direito)
2ª Prof.ª: Ivone Freire Costa (Escola de Administração)
Encontros: 31.07 e 01, 02 de agosto – tarde
Eixo: Homem
Ementa do Curso: Noções sobre Patrimônio Imaterial, Estudos acerca da Cultura e Religiosidade Popular no Nordeste, Ex-votos e Salas de Milagres, Mapeamento de Salas de Milagre e Ex- Votos na Bahia, Investigação sobre a preservação dos Ex-Votos enquanto Patrimônio Imaterial na cidade de Salvador.
*Nesta proposta, a professora sugere: “visando uma formação teórico-prática básica, propõe 3 horas de aulas teóricas e 6 horas para visitas a salas de milagres e pontos de peregrinação onde existem coleções de ex-votos dentre esses, a Igreja do Bomfim, Igreja de Santo Antônio da Barra e Igreja de São Lázaro, atualizando e aplicando a abordagem teórica do curso”.
MC5 – Sobre Corpos, Paisagens e Sonoridades: Desconstruindo Estereótipos de Nordeste com Moda e Música
Profª/Coordenadora: Caroline Barreto de Lima (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FFCH)
2ª Prof.ª: Laila Rosa (Escola de Música/Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA)
Encontros: 07, 08 e 09 de agosto – manhã
Eixo: Homem
Ementa do Curso: (lista de tópicos centrais que serão tratados no curso)
Nordestes, nordestinas e nordestinos: paisagens, gotas e corpos; Modas e Corporalidades; Músicas e Sonoridades; Grupos LBTTIQ, negros, quilombolas e Indígenas e sua representatividade no Nordeste; Do conceito de representações sociais aos estudos de gênero: a quem servem os Estereótipos?; Feminismo Negro, Pós-Colonial e Estudos “Sulbalternos”; Artevismo Político e o Cordel de Salete Maria; Identidade Mestiça (Gloria Anzaldua) na quebra de padrões artístico/acadêmicos e na valorização das pluralidades nordestinas e afro-latino-americanas.
MC6 – Seca do Nordeste e preservação Ambiental: Desilusão e Empreendedorismo Social
Prof.ª/Coordenadora: Auristela Felix de Oliveira Teodoro (Faculdade de Ciências Contábeis)
2º Prof.º: Lielson Antonio de Almeida Coelho (Faculdade de Economia)
Encontros: 07, 08 e 09 de agosto – tarde (14h às 17h)
Eixo: Terra
Ementa do Curso: Seca e êxodo do Nordeste: Processo natural e possibilidades de mudança frente à geração de emprego e renda. Preservação do ambiente e o marketing da seca no Nordeste: cidadania e colaboratividade. Empreendedorismo perante os desafios financeiros e condições histórico-climáticas no Nordeste. Empreendedorismo social no Nordeste.
SAIBA MAIS SOBRE OS PALESTRANTES
Ana Paula Rocha do Bomfim – Doutoranda em Família e Sociedade Contemporânea- UCSAL, mestra em Direito das Relações Internacionais – UNICEUB, especialista em Direito Econômico – UFBA e graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador, tem experiência em pesquisa em Folkcomunicação, ex-votos e preservação do patrimônio imaterial, em conformidade com trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade da Universidade Federal do Piauí.
Ivone Freire Costa – Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa – UTL (2003). Mestra em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1990). Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (1974), Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, contribuirá com os itens Noções sobre Patrimônio Imaterial e Ex-Votos enquanto Patrimônio Imaterial na cidade de Salvador.
Auristela Felix de Oliveira Teodoro – Teve seu projeto aprovado no Edital Cursos Livres – MAM 2013 o qual foi realizado com sucesso. Graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Ensino de Matemática, Especialização em Gestão Ambiental, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília e Doutoranda em Energia e Ambiente pelo CIEnAm/UFBA. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva da Faculdade de Ciências Contábeis/Universidade Federal da Bahia. Atualmente coordena projetos: Extensão no MEC/Proext Edital 2013; de Extensão e Ensino-Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) na FCC/UFBA; Projetos de Pesquisa: Programa Permanecer/UFB, PIBIC/UFBA e PIBIC Jr/UFBA. Membro do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão -CAPEX/UFBA.
Lielson Antonio de Almeida Coelho – Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFBA. Professor associado no Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.
Carol Barreto – É Designer de Moda e no seu trabalho artístico tem como foco a problematização das identidades Afro-Latino-Americanas, Nordestinas, Brasileiras. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela UEFS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher – NEIM/UFBA na linha de Gênero, Cultura e Arte. Trabalha com temas relacionados às conexões entre corpo, aparência, moda, performance, identidades, sexualidades e raça/etnia.
Laila Rosa – É musicista, compositora, toca violino e rabeca. Elabora seu trabalho criativo numa “narrativa líquida” que fluiu para o CD recém parido “Água viva: um disco líquido”, em parceria com o Coletivo Os Ventos1 das águas. Drª em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (2009), com bolsa CAPES de doutorado sanduíche de 1 ano realizado na New York University (Nova York, 2007). Profª Adjunta da Escola de Música/Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, atualmente foi eleita vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher – NEIM/UFBA, coordenadora da linha de pesquisa em Gênero, Cultura e Arte.
Maria Cecilia de Paula Silva – Desenvolve trabalhos baseados na compreensão de cultura como o trabalho vivo da experiência histórica, social, corporal. Os trabalhos desenvolvidos, no âmbito do ensino, níveis de graduação e de pós-graduação, na pesquisa e na extensão pela professora tem uma profunda afinidade com a temática proposta. Esta baseada no pensamento crítico estruturado em conceitos atualizados que favoreçam posturas participativas na compreensão de concepções de corpo, de homem nordestino, nos movimentos, na festa, dança, no caminhar, no movimento das ruas, no cotidiano de Salvador serão dialogados com os escritos de Euclides da Cunha (1995) e os estudos de Walter Benjamin (1991), Maria Cecilia de Paula Silva (2009, 2011), Edward Said (2003), Raymond Williams (2011), entre outros.
Leda Maria Fonseca Bazzo – Possui graduação em Fonoaudiologia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva- UFBA (2007). Dançarina e performer se interessa em como a contribuição das Metodologias Integrativas pode nos ajudar em substanciar o conceito de Saúde integral ainda tão longe de ser realizado em nosso país.
12 comentários
Aléxia says:
Jun 13, 2014
Gostei da iniciativa.
Uma observação/colaboração: O curso MC6 está repetindo o MC1 – são absolutamente iguais.
bahiamam says:
Jun 13, 2014
Oi, Aléxia! Agradecemos sua observação.
Já ajustamos os conteúdos dos Minicursos, pode conferir: http://bahiamam.org/?p=11298
Abraços!
Aléxia says:
Jun 13, 2014
Uma dúvida: No MC3 e no MC4 as datas estão assim:
“Encontros nos dias: 31.07 e 01, 02 de julho – manhã (09h às 12h)”
“31.07″ vem cronologicamente antes de “01,02 de julho” mas a ordem cronológica aparece invertida. Será que a intenção era por: ’31 de junho’?
bahiamam says:
Jun 15, 2014
Aléxia, agradecemos muito sua observação! Já ajustamos nosso calendário, fique atenta!!
O MC3 acontece nos dias 31.07 e 01, 02 de agosto (Quinta, Sexta e Sábado).
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abraços!
Lorena says:
Jun 13, 2014
O primeiro link, no qual podem ser feitas as inscrições, não está abrindo…
bahiamam says:
Jun 13, 2014
Olá, Lorena! Já resolvemos o pequeno problema no link. Pode acessar o portal para se inscrever: http://www.cursoslivres-mam.ufba.br/
Abraços!
Isabel Ribeiro says:
Jun 13, 2014
O site para inscrição está dando erro.
bahiamam says:
Jun 13, 2014
Olá, Isabel! Já resolvemos o pequeno problema no link. Pode acessar o portal para se inscrever: http://www.cursoslivres-mam.ufba.br/
Abraços!
Melody says:
Jun 14, 2014
Bom dia! Vocês poderiam informar em relação ao certificado da 1ª edição dos Cursos Livres? Fiz o de “Direitos dos Povos Tradicionais” com os Profs. Julio Rocha e Ordep Jose Trindade Serra, entretanto não recebi comunicado sobre a entrega do certificado. Perguntei uma vez pelo perfil do Facebook, disseram que seríamos avisados quando estivesse pronto, mas até hoje nada. Grata.
bahiamam says:
Jun 23, 2014
Melody, tudo bem? Respondemos via Facebook, mas replicaremos aqui para ajudar a sanar sua dúvida!
Os participantes da 1ª edição dos Cursos Livres podem emitir os certificados através da plataforma Gere | UFBA. Acesse: http://www.cursoslivres-mam.ufba.br/ e clique em “Eventos Anteriores”. Após isso, você será direcionada para a página da 1ª edição dos Cursos Livres. Basta acessar o sistema com o código identificador (CPF) e senha.
Após o acesso, clique em “Certificados”, localize o minicurso que você fez e já pode imprimir o documento gerado.
Qualquer outra dúvida, entre em contato conosco novamente.
Esperamos ter ajudado.
Aléxia says:
Jun 16, 2014
Prezad@s,
Tentei me inscrever já no primeiro dia de inscrição nos cursos MC1 e MC6 mas não consegui imprimir o certificado do MC1. Talvez porque concluí – ao invés de retornar antes – o processo para o MC6 e iniciei um novo para o outro, pois a informação dada é de que se pode participar de vários, mas não diz como. O passo-a-passo não explica como fazê-lo. Imprimi o comprovante do MC6 normal masm o outro certificado é diferente, mais curto e não especifica nada. Não faz referência ao curso. Podem, por favor, resolver isso? Atenciosamente,
Aléxia.
bahiamam says:
Jun 30, 2014
Aléxia, tudo bem?
Cada participante pode se inscrever em mais de um curso sim. Entretanto, para acessar o sistema, ele precisa cadastrar o seu CPF e uma senha. Ou seja, se for a primeira vez, você deve clicar em “Inscrição”, selecionar a categoria que pertence, clicar no ícone da “Inscrição” e preencher todo o formulário solicitado.
A partir daí, a central de dados GERE já terá seu CPF cadastrado no sistema. Por isso, algumas pessoas reclamaram da mensagem, que consideraram como erro, onde apontava que já havia um documento registrado.
Para que você possa se cadastrar em mais de um minicurso é preciso: clicar em “Inscrição” e selecionar “Já participei de outro evento no GERE”, onde aparece o espaço para colocar CPF e senha. Agora você pode escolher do minicurso desejado.
Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail ou pelo telefone (71) 3117-6141.
Esperamos ter ajudado!
Abraços!