A Representação Regional (Bahia/Sergipe) do Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) devem fazer novas parcerias até o final de 2014. “Temos excelente relação com a SecultBA e teremos outras oportunidades de trabalho”, diz o representante do MinC na Bahia e também cineasta, Lula Oliveira.

A SecultBA e o MinC já fazem parceria há algum tempo. Na Bahia, foram implantados programas pela SecultBA parecidos aos já desenvolvidos pelo MinC. O lançamento do Vale-Cultura em Salvador, em meados de abril (2014) foi apoiado pela SecultBA. No último sábado (26) o MinC convidou a secretaria estadual para montar um estande no ‘Ação Global 2014’, no Sesi/Itapagipe.

“Esta foi a primeira vez que participamos de um evento de serviços para mostrar que a Cultura também é um serviço disponível para o cidadão”, completa Lula Oliveira. Ações como ‘Pontos de Cultura’, Editais para todas as modalidades e perfis culturais, dentre outras iniciativas, como para culturas populares e identitárias, são considerados diferenciais inovadores na política cultural da última década.

MinC e SecultBA montaram um estande que funcionou sábado (26), das 9h às 16h, no Sesi/Caminho de Areia. Nele, foram oferecidas instruções acerca de programas de incentivo à arte e cultura do MinC. Folhetos, folders e livros sobre atividades apoiadas pelo MinC e pela SecultBA foram distribuídos, além de exibidos vídeos.

Pinte no MAM itinerante reuniu muitos interessados. Foto: Geraldo Moniz

Pinte no MAM itinerante reuniu interessados de diferentes idades. Foto: Geraldo Moniz

‘PINTE no MAM’ – A SecultBA levou ainda o projeto ‘Pinte no MAM/Itinerante’ desenvolvido pelo Museu de Arte Moderna (MAM), um dos espaços culturais administrados pela secretaria via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O ator baiano Érico Brás, que faz sucesso no seriado ‘Tapas & Beijos’ da TV Globo, foi um dos que prestigiaram o ‘Pinte no MAM’ se juntando às crianças e deixando a sua marca no painel de nove metros.

“Com o ‘Pinte no MAM’ temos depoimentos visuais de pessoas de variadas faixas etárias, exibindo o que sentem e pensam”, explica o coordenador, o artista visual Maninho Abreu (www.maninhoabreu.com), que já desenvolve o projeto há quase oito anos. A ideia surgiu de ação semelhante realizada no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, entre 1984 e 1987.

No Sesi a população teve acesso a serviços para carteira de trabalho, palestras sobre aproveitamento de alimentos, vacinação, registro de certidão de nascimento, corte de cabelo, manicure, dentre outros; todos gratuitos. O ‘Pinte no MAM’ acontece todos os domingos, às 16 h, em área aberta do Solar do Unhão.

Construção originária do século XVII, às margens da Baía de Todos os Santos, o complexo arquitetônico do Unhão é tombado desde 1943 como Patrimônio Cultural do Brasil e administrado pela SecultBA/IPAC. Palacete das Artes, Palácio da Aclamação, Solar Ferrão e Museu de Arte da Bahia, são outros espaços culturais administrados pelo IPAC. Mais informações, acesse bahiamam.org e conheça a programação completa do museu.