A preparação para a 3ª Bienal de Arte da Bahia – cuja abertura está marcada para 29 de maio de 2014 – ganhou um novo fôlego na tarde desta quinta-feira, 5,  depois da apresentação da proposta curatorial do evento. Construído ao longo das discussões e encontros promovidos pelo MAM-BA durante a primeira temporada do MAM Discute Bienal,  o projeto estabelece agora o ponto de partida para as discussões da segunda temporada, que já começa no dia 20 de setembro.

O encontro aconteceu no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, em uma edição especial do projeto Leituras Públicas, realizado pela Fundação Pedro Calmon (FPC). O projeto da bienal foi apresentado pelo diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Marcelo Rezende, pelo artista visual Ayrson Heráclito – ambos integrantes da direção geral da Bienal – e também por Dênisson Padilha, coordenador da Diretoria do Livro e da Leitura da FPC.

Marcelo Rezende e Ayrson Heráclito apresentam projeto da Bienal

Marcelo Rezende e Ayrson Heráclito apresentam projeto da Bienal

Comentando o resultado da proposta, Rezende citou referências de antigas bienais que  alcançaram relevância histórica, como a Bienal de Havana, realizada desde 1984, que é a principal fonte de inspiração para esta 3ª Bienal de Arte da Bahia, cujo tema questiona: É tudo Nordeste? A formação deste projeto também contempla a história das duas primeiras bienais baianas, realizadas em 1966, no Convento do Carmo, e em 1968, no Convento da Lapa, ambas organizadas pelo artista Juarez Paraíso. A segunda edição da bienal, encerrada dois dias após a sua abertura em 68, ganhará em 2014 uma homenagem especial, quando será reencenada.

O evento do ano que vem terá 100 dias de exposições e atividades educativas, que vão ocupar diferentes espaços culturais e sociais da capital e do interior do estado. Entre eles estão a própria Biblioteca, os museus de Salvador, os centros culturais da Bahia e algumas universidades. Esta lista, entretanto, ainda pode receber novas contribuições de locais expositivos, inclusive residências e espaços menos convencionais, como revelou Marcelo Rezende.

Público conhece projeto e participa com perguntas

Público conhece projeto e participa com perguntas

MAM Discute Bienal - Acontece no dia 20 de setembro, às 9h, na Sala Walter da Silveira, também nos Barris. Com o tema “O que é origem?”, o evento será mediado pelo artista porto-riquenho Luis Berríos-Negrón. A entrada é gratuita.

Pelo projeto, já passaram artistas visuais, urbanistas, pesquisadores e professores. Entre os convidados estiveram Juarez Paraíso, Juraci Dórea, Vauluízo Bezerra, Alba e Chico Liberato, Lia Robatto, Alejandra Muñoz, Gaio, Ieda Oliveira, Luciana Vasconcelos e Zé de Rocha.

Confira alguns trechos do evento com os vídeos abaixo: