Inscrições abertas para módulo 4 – Curso de Iniciação

ATENÇÃO!
Inscrições para módulo 4

Curso de Iniciação
 Audiovisual e espaço: Experimentações com vídeo mapping
Educadores: Toni Oliveira, Paulo Alcântara e Jarbas Jacome 

Curso gratuito de mapeamento de vídeo inscreve até 29 de junho

As aulas fazem parte do Módulo 4 de Iniciação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas do projeto FACMIL e serão ministradas por Toni Oliveira,
Paulo Alcântara e Jarbas Jacome

“Audiovisual e Espaço – Experimentações com Vídeo Mapping” é o tema do Módulo 4 do Curso de Iniciação do projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), que acontece até agosto no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). As inscrições gratuitas serão realizadas até o dia 29 de junho, das 14h às 17h, no Laboratório Experimental de Mídia Digital e Locativa (LABMAM).

Podem participar do curso, que começa no dia 10 de julho, jovens acima de 16 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, além de participantes de ONGs e Pontos de Cultura que atuem em projetos de Audiovisual e Arte, com interesse no desenvolvimento de produções com tecnologias móveis.
Ao se inscrever, o aluno deve apresentar cópia da carteira de identidade e CPF; comprovante de matrícula no período letivo de 2012.1 e comprovante de residência (em seu nome ou do responsável). Para ler o regulamento, obter mais informações ou baixar o formulário de inscrição, basta acessar: bahiamam.org/labmam .

As aulas – que acontecem as terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, no LABMAM – serão ministradas por Toni Oliveira, Paulo Alcântara e Jarbas Jacome, profissionais renomados nas áreas de arte e tecnologia contemporânea, que terão como objetivo estimular os jovens no uso de tecnologias. O curso pretende, de forma introdutória, instrumentalizar os alunos para a experimentação tecnológica, fomentando propostas que discutam questões sobre cidade, deslocamento e territórios.
Esta é a última etapa do curso de iniciação, composto por 4 módulos independentes que permitem aos alunos a ampliação da visão para os recursos e técnicas dos processos e produtos audiovisuais, além de receber subsídios para compreender a produção contemporânea, aliada às mídias locativas.

Os professores


O músico Toni Oliveira é Bacharel em Humanidades com Área de Concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas na UFBA – IHAC e mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, no qual desenvolve trabalho sobre Mapeamentos Artísticos na Arte Digital. Atualmente participa do projeto de pesquisa da professora Karla Brunet no grupo ECOARTE. Possui experiência em tutoria de oficinas de diversas abordagens dentro da arte tecnológica como: video mapping, programação em software livre, produção de áudio e mapeamento cartográfico artístico. Desenvolve aplicativos e programações para instalações artísticas, ações promocionais, dispositivos móveis e shows musicais. (Mais informações: tonioliveira.tumblr.com)

Paulo Alcântara – Formado em Comunicação Social pela UCSal, fez especialização em Direção de Fotografia na Escola de Cinema e TV Sétima Arte, em Madri (Espanha), onde foi bolsista da CAPES, e mestre em Estudos Culturais e Cyberculturas na Escola de Belas Artes de Genebra (Suíça). Trabalhou em mais de cem produções em diferentes países nas mais variadas funções e, no Brasil, em campanhas publicitárias, entre outros produtos audiovisuais. Atualmente divide o seu tempo entre aulas, filmagens e pesquisas em arte, tecnologia e audiovisual no grupo Ecoarte (IHAC/UFBA). (Mais informações: http://peram-bu-lando.blogspot.com/)

Jarbas Jacome
Músico, mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE, faz pesquisas nas áreas de computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de  Arte e Tecnologia 2009 e o Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética 2007. Desde 2003 desenvolve o software ViMus, que utiliza em instalações interativas e apresentações audiovisuais, tendo exibido em eventos nacionais e internacionais como o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), Emoção Art.ficial, Arte.Mov, Festival Contato (São Carlos), Festival Continuum (Recife), FAD (Belo Horizonte), Festival Internacional de La Imagen (Manizales, Colômbia) e Extraordinary Sculptures (Taipei, Taiwan). Desde 2011, é professor assistente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, em Cachoeira, Bahia. Foi guitarrista da banda Negroove e do coletivo re:combo. (Mais informações: http://jarbasjacome.wordpress.com)

 

Serviço:
Encerramento das inscrições para o Módulo 4 do Curso de Iniciação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas do projeto FACMIL. Tema:  “Audiovisual e espaço -  experimentações com vídeo mapping”

Quando: Até 29 de junho de 2012, sexta-feira – de 14h às 17h (inscrições presenciais)
Onde: Laboratório Experimental de Mídia Digital e Locativa (LABMAM), do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) [Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel: 3117-6141]
Quanto: Grátis
Mais informações: bahiamam.org/labmam

 

Atendimento à imprensa:

Aleksandra Pinheiro + 55 71 9121-5359 | alepinheiro@comunikapress.com.br
Jamile Amine +55 71 9993-5504 | jamile.amine@comunikapress.com.br
COMUNIKA PRESS
+55 71 3497-5000

Núcleo de Comunicação do MAM-BA + 55 71 3116-8007

Debate com artista multimídia finlandês é atração no Cinema do MAM

O pesquisador, curador e artista multimídia finlandês Tapio Mäkelä fala de sua experiência nesta terça-feira (19/06), às 19h, no Cinema do MAM. O evento faz parte das ações do projeto Facmil, e vai proporcionar aos participantes o contato com a produção e as técnicas utilizadas pelo artista em sua obra. A entrada é gratuita e contará com tradução consecutiva de Karla Brunet.

Tapio Mäkelä é natural de Turku, na Finlândia. Pesquisador e artista multimídia, foi co-fundador do projeto M.A.R.I.N (Media Art Research Interdisciplinary Network), que envolve laboratórios móveis e pesquisas em arte, ciência e uso das redes. Seus interesses de pesquisa incluem usos sociais e culturais dos meios de comunicação, baseados em localização, interação ambiental e design de informação. Mäkelä é ex-diretor do Artist Association Muu.

Atualmente, o artista é presidente do programa do ISEA2004, professor visitante em Medialab, AaltoUniversity, e curador de um programa de música eletrônica com sede em Helsinki.


Terceiro Encontro Formativo acontece nesta terça

Nesta terça-feira (05/06), o projeto FACMIL promove o terceiro Encontro Formativo, sob o tema “Potencialidades das tecnologias digitais na comunicação e na arte”. O evento será realizado no Cinema do MAM, às 19h, e conta com a participação do professor e doutor em Sociologia André Lemos, um dos principais teóricos de cibercultura no país; do artista multimídia Gilbertto Prado, doutor em artes e ciências da arte pela Universidade de Paris I; e da professora Yara Guasque, doutora em comunicação e semiótica, além da mediação do músico Toni Oliveira, que desenvolve trabalhos sobre Mapeamentos Artísticos na Arte Digital. O evento é gratuito e aberto ao público.

Aulas do FACMIL acontecem até agosto

Saiba mais sobre os palestrantes:

André Lemos - é professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, com Doutorado em sociologia pela Université Réne Descartes, Paris V, Sorbonne. É também diretor do Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura (Ciberpesquisa) e consultor da Fapesp, CNPq e CAPES. Como um dos principais teóricos de Cibercltura no país, publicou vários artigos e capítulos de livros sobre o tema no Brasil e no Exterior.

Gilbertto Prado - artista multimídia, é professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutor em artes e ciências da arte pela Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne, com tese pioneira na área, sobre as experimentações artísticas nas redes telemáticas, participou de várias exposições e fóruns de arte e tecnologia no Brasil e no exterior e recebeu, em 2001, Menção Especial no 9º Prix Möbius International des Multimédias, em Pequim.

Yara Guasque – Professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, é licenciada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1979), mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Telepresença, e atua principalmente nos seguintes temas: telepresença, teleperformance, imersão, arte e tecnologia e arte. Membro-fundadora do Conselho Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, ABCiber.

Encontro Formativo do FACMIL
Data: 05/06 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Cinema do MAM
Gratuito

Resultado para módulo 3 – Curso de Formação

CANDIDATOS APROVADOS

1.Anderson Luis da Silva Santos
2. Camilo Pedro Fica Espinoza
3. Cláudia Maria Ferrero
4.Cristina Maria do Nascimento
5.Eline Gomes de Araujo
6. Erivan Morais Junior
7.Flávio Fernando Ferreira Lopes
8.Geraldo Moniz de Aragão Simões
9. Isaac Donato de Oliveira Filho
10. Juliana Santana Pereira
11. Kátia Santos de Morais
12. Larissa de Campos Góes Cunha
13. Lucas Dias Reis
14. Luíz Philipe Fassarella Pereira
15. Márcia Fernanda Costa Nunes
16. Marcos Leandro Oliveira Lé
17. Maria Esperança Martins Gadelha
18. Marília Oliveira Cunha
19. Marina Moreno Baqueiro de Souza
20. Matheus Silva Lins
21. Murilo Deolino Silva Souza
22. Nelson Luís Teixeira Cerino
23. Pablo Paiva Portela
24. Ravi Araújo Porto Santiago
25. Ricardo Guimarães Cardoso
26. Rosa Bunchaft
27. Roseli Félix de Moraes
28. Taygoara Aguiar do Carmo Sousa
29. Thaís Brito Silva
30. Tiago Costa Moreira

ATENÇÃO:

  • Os candidatos deverão efetivar a matrícula com o preenchimento do termo de compromisso no dia 02.06, primeiro dia de aula;
  • Das 30 vagas para o curso, quatro vagas foram reservadas para capacitação de colaboradores.

Resultado para módulo 3 – Curso de Iniciação

O projeto FACMIL divulga a lista de aprovados para o terceiro módulo do Curso de Iniciação, com os professores Karla Brunet, Paulo Alcântara e Toni Oliveira. O início das aulas acontece na terça-feira (29/05), às 14h. Confira a lista:

1- Diogo Berni
2- Heonir de Freitas Batista
3- Joice Castro
4- José de Freitas Lima Neto

Prorrogadas as inscrições para o Módulo 3 – Curso de Iniciação

Atenção!
Prorrogadas as Inscrições!

Audiovisual, mídia locativa e mapeamento artístico

Educadores: Karla Brunet, Paulo Alcântara e Toni Oliveira

Período de Inscrição: 16 a 22/05/2012 das 14:00h as 17:00h presencialmente no Labmam.

Seleção: 23/05/2012 das 14:00h as 17:00h

Início das aulas: 29/05/2012 – Término 21/06/2012

Número de vagas: 04