Nesta quinta-feira, 20 de junho, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) abre duas novas exposições que estabelecem um diálogo entre a história e o contexto atual da Bahia: Tupy Todos os Dias, que aborda as propostas artísticas de Juarez Paraíso no Cine Tupy, que teciam uma relação entre ambiência, urbanidade, arte e cultura popular, endereçando também a relação entre arte e cotidiano; e Esquizópolis – Os premiados dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2012 e o acervo do MAM.
Esquizópolis reúne os premiados dos Salões de Artes Visuais da Bahia de 2012, combinando suas obras a um recorte do acervo do MAM-BA que possui, como proposta curatorial, o empreendimento de uma análise crítica sobre o processo de desenvolvimento urbano e humano das cidades, compondo um diálogo com outros espaços, colocando o museu à disposição do público fora do Solar do Unhão. A exposição é resultado da parceria entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Atualmente, o MAM-BA está trabalhando de acordo com uma proposta de externalização de projetos, possibilitando a realização de eventos ligados ao museu em espaços externos a ele. Neste sentido, parte da exposição Esquizópolis acontecerá no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra. Obras de três artistas que integram a mostra – Vauluízo Bezerra, Gaio e Danillo Barata – estarão lá alocadas, em um diálogo direto entre acervo do Museu Náutico e proposta curatorial da exposição.
A mostra segue em cartaz até 1º de setembro. No MAM-BA, a visitação acontece de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Já no Museu Náutico, a exposição pode ser vista de terça a domingo, de 8h30 às 19 horas; e durante o mês de julho, a visitação pode ser feita todos os dias da semana.
Mostra Esquizópolis
Abertura: 20 de junho, às 19h
Visitação no MAM-BA: de 21 de junho a 1º de setembro, terça a sexta, das 13 às 19 horas; sábado, domingo e feriados, 14 às 19 horas.
Visitação no Museu Náutico: 21 de junho a 1º de setembro, terça a domingo, das 8h30 às 19 horas; durante o mês de julho, a visitação pode ser feita durante todos os dias da semana.
Onde: Galeria 3 e Capela | MAM-BA; Museu Náutico da Bahia | Farol da Barra
Programação Educativa
Ciclo de Conversas “Discutindo a Cidade”
- A Expansão da Metrópole e suas Reconfigurações
Convidados: Ana Fernandes, Cristiano Piton, Daiane Oliveira e Rogério de Sousa
Discutindo a expansão da metrópole a partir da ocupação do espaço urbano e o deslocamento da população, os convidados questionam as reconfigurações da cidade a partir de seus pontos de vista individuais.
19 de julho (sexta-feira)
9h às 11h
Instituto Anísio Teixeira (IAT)
Entrada gratuita
Ficha de inscrição disponível no blog do MAM-BA
- Composições Urbanas: O Corpo Inserido na Cidade
Mediação: Marcelo Rezende
Convidados: Ângelo Serpa e Fabiana Brito
Diante das transformações urbanas, em específico da cidade do Salvador, os convidados discutem a relação entre a geografia humana e a cidade na dimensão do corpo.
16 de agosto (sexta-feira)
15h às 17h
Café do Farol – Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra)
Entrada gratuita
Ficha de inscrição disponível no blog do MAM-BA (http://bahiamam.org)
Conversa com o Autor
Convidado: Isaías de Carvalho Santos Neto
Lançamento do livro Memória Urbana do Professor Isaias de Carvalho Santos Neto, faz um percurso na história de Salvador desde o início do século XX aos dias de hoje, quando é vista de forma crítica, com seus equívocos.
09 de julho (terça-feira)
19h às 21h
Galeria 1 do MAM-BA
Entrada gratuita
Papo de Gente Miúda – “É aqui que você mora”
Mediação: Marcelo Farias
Convidados: Yasmin Souza, Italo Valente, Luiza Souto, Luiza Suarez e Daniel Souza
Observa-se a cidade a partir da fala de crianças, colocando suas opiniões sobre Salvador, nos seus mais diferentes aspectos e expectativas para o futuro, adentra-se nas percepções infantis de um assunto que não faz parte do universo infantil.
26 de julho (sexta-feira)
15h às 17h
Cinema do MAM-BA
Entrada gratuita
1 comentário
Ocupação do coletivo Gruna inicia processo de itinerância no MAM-BA | Museu de Arte Moderna da Bahia says:
Jul 19, 2013
[...] momentos diferentes. O primeiro ocorreu no dia da abertura das exposições Tupy Todos os Dias e Esquizópolis – Os premiados dos Salões da Bahia 2012 e o acervo do MAM, momento em que o espectador foi convidado a preencher os espaços vazios da ocupação, inclusive [...]