Dia 26 de março foi o prazo para as inscrições de propostas que farão parte da 2ª edição do projeto Cursos Livres UFBA/MAM-BA. As inscrições foram voltadas para os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que desejam ministrar módulos interdisciplinares durante o primeiro semestre de 2014.
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (Proext), apoiará seis cursos de extensão nesta segunda edição dos Cursos Livres. O programa visa a realização de ações gratuitas de formação voltadas para a sociedade em geral, através da oferta de cursos de extensão universitária de caráter interdisciplinar no ambiente extra-acadêmico, apresentando, a cada edição, uma temática central.
Com o tema É Tudo Nordeste, esta edição faz parte da programação educativa da 3ª Bienal da Bahia e é inspirada na obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, estruturada em três eixos: o ambiente natural onde a ação se desenrola (Terra), o da psicologia e cultura dos protagonistas da ação (Homem) e o dos conflitos nela envolvidos (Luta).
Os cursos propostos pelos professores devem respeitar as três temáticas e abordar questões contemporâneas ligadas ao Nordeste. O objetivo é investigar os processos constitutivos da experiência cultural da região. Serão contempladas até duas propostas por eixo e docentes de diferentes áreas podem participar.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente através do Sistema de Gerenciamento da UFBA.
Confira a retificação do cronograma.
O projeto Cursos Livres é uma parceria entre o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Inspirado na Universidade Livre, da Alemanha, e na Universidade de Todos os Saberes, criado pelo governo francês, a intenção é propor minicursos interdisciplinares que provoquem a reflexão de temas atuais. A primeira edição, com a provocação Como ser feliz no Século 21?, aconteceu entre os meses de agosto e novembro de 2013. Mais informações pelo e-mail contato@bahiamam.org ou pelo telefone (71) 3117-6141.