A oficina de jardinagem realizada na tarde de hoje, 4, é mais uma ação educativa promovida pela Bienal. O encontro realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) busca explorar os espaços do museu e promover maior proximidade dos participantes com a natureza.
Ministrado por Cláudio Pinheiro, jardineiro do MAM-BA, a oficina contou com 40 estudantes do 2º e 3º ano do Colégio Bom Jesus dos Milagres. Eles aprenderam sobre o processo de transposição de uma planta, utilizando terra, brita e vaso para como manter a planta hidratada com o uso de vitaminas e remédio para matar os fungos.
A atividade em dupla proporcionou as crianças a dividir as funções e interagir com os colegas. Todos colocaram as mãos na terra e prepararam a transposição das plantas, vivenciando a rotina de quem trabalha com jardinagem.
Para professora Marta Freitas é importante para os alunos frequentar e conhecer sua cultura através do museu. “Ter um conhecimento cultural faz parte independente de religião ou política,” ratificou a professora.
A intensão é instigar os participantes a terem cuidado com a natureza e um contato maior com o meio a sua volta. “Trabalhar com criança é muito bom, com a natureza é melhor ainda. A natureza não faz mal a ninguém,” afirma Cláudio.
Esta oficina acontece toda quarta-feira, às 14h, no MAM-BA. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no horário do evento